Festival de Veneza: "Coringa" vence o principal prêmio. Brasil também marca presença entre os ganhadores
Cinema: confira a programação do Shell Open Air 2019
Cinema: "A Vida Invisível", de Karim Aïnouz, concorrerá a uma vaga no Oscar 2020 de Filme Internacional
Cinema: Ficção cientifica estrelada por Kristen Stewart e Vincent Cassel tem seu primeiro trailer divulgado
Séries: revelada a quantidade de episódios de "Loki", da Disney+
Séries: Elenco da 3ª temporada de "The Crown" em ensaio fotográfico inédito

Lista: Amor é Amor

Filmes, séries, documentários... viva a diversidade!
Por Paulo Costa

Na semana da maior parada do Orgulho LGBTQ+ do mundo, que acontece em São Paulo no domingo, 24 de junho, a cidade recebe gente de todos os cantos do mundo e se torna palco principal de muitas festas, baladas, e claro, muita cor, amor e respeito.

No cinema e na TV não poderia ser diferente, existem diversas obras que abordam temas pertencentes a cultura Queer e, para aqueles que evitam muita badalação e preferem ficar em casa, fizemos uma lista com várias dicas, seja para rir, se emocionar, maratonar e conhecer histórias reais...
Afinal, parafraseando Lulu Santos: "consideramos justa toda forma de amor"

FILMES

1. Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (Brasil / 2014)

Leonardo, um adolescente cego, tenta lidar com a mãe superprotetora ao mesmo tempo em que busca sua independência. Quando Gabriel chega na cidade, novos sentimentos começam a surgir em Leonardo, fazendo com que ele descubra mais sobre si mesmo e sua sexualidade.

Direção: Daniel Ribeiro
Com: Ghilherme Lobo, Fabio Audi, Tess Amorim, Selma Egrei, Lucia Romano, Eucir de Souza
Onde assistir: Netflix



2. Hamam - O Banho Turco (Turquia, Itália, Espanha / 1997)

O jovem italiano Francesco herda uma propriedade de uma tia turca que nunca chegara a conhecer. Ele deixa sua esposa e viaja para Istambul a fim de vender a casa. Em suas andanças pela cidade, descobre que o edifício abrigava uma antiga casa de banhos turcos. Ele acaba, então, cancelando a venda e se rendendo aos encantos e mistérios da cidade, entre os quais um romance mais que inesperado.

Direção: Ferzan Ozpetek
Com: Alessandro Gassman, Francesco D'Aloja, Carlo Cecchi, Halil Ergün, Serif Sezer
Onde assistir: Prime Video

3. Soldiers. Story From Ferentari (Romênia, Bélgica, Sérvia  / 2017)

Adi, um antropólogo tímido e introvertido, que foi recentemente abandonado por sua namorada, se muda para Ferentari, o bairro mais pobre e mais famoso de Bucareste. Ele quer escrever um estudo sobre a música manele, a 'música pop' da comunidade cigana. Ele conhece Alberto, um ex-presidiário cigano que promete ajudá-lo. Logo os dois iniciam um romance. Mas quando o dinheiro acaba, ambos acabam presos em um apartamento onde se envolvem em um jogo de necessidades e poder.

Direção: Ivana Mladenovic
Com: Adrian Schiop, Vasile Pavel
Onde assistir: Prime Video


4. Newness (EUA / 2017)

Na atual Los Angeles, duas pessoas embarcam em uma trajetória emocional curiosa em rede, que acaba gerando um relacionamento que aflora neles condições emocionais e físicas extremamente intensas.

Direção: Drake Doremus
Com: Nicholas Hoult, Dany Houston, Laia Costa
Onde assistir: Netflix


 
5. Sobre Nós (Brasil / 2017)
 
A história de amor vivida por Matheus e Diego em um tempo remoto. Ao tornar‐se cineasta, Diego roteiriza as lembranças do relacionamento, em uma espécie de "filme dentro do filme".
 
Direção: Mauro Carvalho, Thiago Cazado
Com: Thiago Cazado, Rodrigo Bittes, Marina Falcão
Onde assistir: Prime Video 
 
 
 
6. Você e Eu Para Sempre (Dinamarca / 2012)

Laura e Christine se consideram melhores amigas desde sempre. Um dia, elas conhecem a misteriosa e fascinante Maria, e sua amizade é testada. Para Laura, é um encontro que muda o mundo que ela achava que conhecia tão bem.
 
Direção: Kaspar Munk
Com: Julie Andersen, Frederikke Dahl Hansen, Emilie Kruse
Onde assistir: Prime Video 
 
 
7. Holding the Man (Austrália / 2015) 

Tim e John se apaixonam enquanto adolescentes. John era o capitão do time de futebol americano e Tim um aspirante a ator, desempenhando um papel menor em Romeu e Julieta. O romance perdurou por 15 anos, a despeito de tudo que a vida lhes ofereceu - separações, discriminações, tentações, ciúmes e perdas.
 
Direção: Neil Armfield
Com: Ryan Corr, Craig Stott, Kerry Fox
Onde assistir: Netflix 
 
 
8. Carol (EUA, Reino Unido / 2015)

Ambientado na década de 1950, em Nova Iorque, narra a história de uma jovem balconista de loja de departamentos que sonha com uma vida melhor e se apaixona por uma mulher mais velha casada. 
 
Direção: Todd Haynes
Com: Cate Blanchett, Rooney Mara, Kyle Chandler
Onde assistir: Netflix  
 
 
9. Meu Nome É Ray (EUA / 2016)

Ray nasceu mulher, no entanto, nunca se identificou com o gênero feminino. Ao chegar na adolescência, ela quer realizar a transição completa para adequar seu corpo ao gênero masculino e viver sua transexualidade. Mas o caminho não será dos mais fáceis, a mãe, apesar de compreensiva, ainda tem dúvidas sobre a decisão do filho, e a avó, lésbica, não concorda com o neto transexual. Além disso, o pai ausente é forçado a assinar os papéis de readequação de gênero, mas se opõe a Ray.
 
Direção: Gaby Delall
Com: Elle Fanning, Naomi Watts, Susan Sarandon
Onde assistir: Netflix 
 
 
10. Girl (Bélgica / 2018)
 
Lara é uma garota de 15 anos que nasceu no corpo de um menino e que sonha em ser bailarina.
Indicado ao Globo de Ouro de Filme em Língua Estrangeira e Seleção Oficial do Festival de Cannes,
 
Direção: Gaby Delall
Com: Victor Polser, Valentinj Dhaenens
Onde assistir: Netflix


 
DOCUMENTÁRIOS
 
1. Paris is Burning (EUA / 1990)
 
Este premiado e antológico documentário explora a cena dos Ballrooms de New York na segunda metade dos anos 1980. Criada pela população LGBT de origem afro-latina, essa subcultura é explorada em todos os seus aspectos e reflexões, tendo como foco alguns personagens marcantes de uma cena que ainda vive, desde o final dos anos 1950 até o nosso tempo. Esse filme é considerado um marco na visibilidade da população LGBT nos EUA, sendo pioneiro em mostrar a realidade crua misturada à cultura vibrante e criativa da cena dos Balls de New York. Por isso, ele é tomado por boa parte dos LGBT estadunidenses como um guia fundamental de auto-consciência histórica e cultural.
 
Direção: Jannie Livingston
Onde assistir: Netflix
 
 
2. Laerte-se (Brasil / 2017)

Depois de quase 60 anos como homem, três filhos e três casamentos, Laerte Coutinho, um dos cartunistas mais reconhecidos do Brasil, apresentou-se como mulher. O primeiro documentário original da Netflix produzido no Brasil acompanha a investigação de Laerte sobre o mundo feminino na intimidade do cotidiano. Enquanto faz uma reforma em casa, Laerte se pergunta sobre se deve ou não fazer um implante de seios. A partir desta questão, desenrola-se uma série de perguntas difíceis sobre o que é, afinal, ser mulher.
 
Direção: Eliane Brum, Lygia Barbosa

Onde assistir: Netflix 
 
 

 
3. As Histórias Não Contadas de Armistead Maupin (EUA / 2017)

Uma celebração da vida de um dos mais amados contadores de histórias, desde o seu início como um conservador do sul dos EUA até se tornar um pioneiro pelos direitos dos gays, escrevendo romances que inspiraram milhares de pessoas a reconquistarem suas vidas.
 
Direção: Jennifer M. Koot
Onde assistir: Netflix
 
 
 
 
PARA MARTONAR

1. Crônicas de San Francisco (EUA / 2019)

Vinte anos após abandonar o ex-marido Brian e a filha Shawna para se dedicar a carreira, Mary Ann retorna a São Francisco, no meio de uma crise de meia-idade, e reencontra sua família e alguns amigos excêntricos. 
 
Com: Laura Linney, Ellen Page, Murray Bertlett, Paul Gross, Olympia Dukakis
Temporadas: Série Limitada
Episódios: 10
Onde assistir: Netflix
 
 


2. Transparent (2014 - 2018)
 
Uma família de Los Angeles com sérios problemas de relacionamento. Mort tem três filhos, já adultos: Ali , Sarah e Josh. Quando ele os reúne para falar do futuro, os três ficam chocados ao descobrir que o assunto não é herança finaceira, mas a notícia de que o pai deseja se assumir como transgênero. Todos os relacionamentos, com o mundo, com eles mesmos e um com o outro, irão se modificar à medida que os segredos e as dificuldades vão se desvendando. 
 
Com: Jeffrey Tambor, Gaby Hoffman, Jay Duplass, Amy Landecker
Temporadas: 5
Episódios: 50
Onde assistir: Prime Video  
 
 
3. Queer Eye (2017 - 2019)
 
O reality acompanga cinco homens gays: Antoni Porowski, especialista em comida e vinho; Bobby Berk, especialista em design; Karamo Brown, responsável por cultura; Jonathan Van Ness, que sabe tudo sobre cuidados pessoais com barba, pele e cabelo, por exemplo; e, por fim, Tan France, que lidera o departamento de moda.

Juntos, eles formam os Fab Five, ou Cinco Fabulosos, e receberão a tarefa de usar seus conhecimentos e habilidades específicas para ajudar, em cada episódio, uma pessoa diferente a conquistar confiança e autoestima, aprender coisas novas, descobrir novos interesses e, por fim, trabalhar suas intolerâncias e abrir sua mente
 
Temporadas: 3
Episódios: 24
Onde assistir: Netflix 
 
 

 
4. Orange Is The New Black (2013 - 2018) 

Piper Chapman é uma mulher por volta de seus 30 anos que é sentenciada a 15 meses de prisão após ter cometido crimes para sua ex-namorada, a traficante Alex - que não vê há mais de uma década. Piper troca a sua vida confortável de Nova York, com o noivo Larry, pelo macacão laranja, e cumpre sua sentença na Penitenciária Feminina de Litchfield. Para sobreviver, ela precisa aprender a conviver com as outras detentas, como Red, Nicky, Taystee e Crazy Eyes . O que Piper não espera é encontrar a ex cumprindo pena no mesmo lugar. 

Com: Taylor Schilling, Laura Prepon, Natasha Lyonne, Uzo Aduba, Jason Biggs
Temporadas: 6
Episódios: 78
Onde assistir: Netflix
 
 
5. Special (2019)

Um jovem gay e com uma leve paralisia cerebral decide recomeçar sua vida e fazer tudo aquilo que sempre desejou, mas adiava: conquistar o primeiro emprego, morar sozinho e longe da mãe controladora e começar um relacionamento amoroso. Mas realizar esses sonhos tem um custo: se passar por vítima de um acidente. 
 
Com: Ryan O'Connell, Punam Patel, Marla Mindelle, Jason Michael Snow
Temporadas: 1
Episódios: 8
Onde assistir: Netflix
 
 

Comentários