Cinema | [Especial!] Conversamos com o diretor de "The Flash", Andy Muschietti
Quadrinhos | A origem de Miles Morales nas HQs, por Jackie Cristina
Cinema | [Exclusivo!] Charlize Theron comenta sobre a franquia "Velozes e Furiosos"
Cinema | Warner Bros. inicia a pré-venda de ingressos para "The Flash"
Cinema | "Five Nights At Freddy's - O Pesadelo Sem Fim" ganha teaser inédito e arrepiante
HQ | Conheca "Brzrkr", que conta com participação de Keanu Reeves!

TOP2009

Cine&Cia elege os mais legais do ano
Por Paulo Costa

Mais um final de ano se apróxima, e nada melhor do que fazer uma retospectiva e relembrar aquilo que valeu a pena esperar e também relembrar os fiascos, as surpresas e as decepções que alguns filmes nos causaram.

Pensando nisso o Cine&Cia. montou uma lista com os 10 filmes mais legais do ano, a decepção, a surpresa, a surpresa nacional e também o filme "em cima do muro", ou seja, aquele díficil de se dizer se foi bom ou não, além da aposta para 2010, aquele que nós já vimos e acreditamos que vai fazer bonito nas salas de cinema.

Espero que gostem da lista e atamos aberto a sugestões, inclusive quem quiser mandar a sua lista particular, ela poderá ser publicada aqui no blog, basta enviar para cineecia@live.com.

Desejamos a todos um 2010 cheio de grandes e ótimos filmes!

Top 10:

1. "Bastardos Inglórios" (Inglorious Basterds, EUA)
Nos primeiros anos da ocupação alemã na França, Shosanna Dreyfus testemunha a execução da sua família pelas mãos do coronel nazista Hans Landa. Shosanna consegue escapar e foge para Paris, onde muda de nome e assume a identidade de uma dona de um pequeno cinema. Em outro lugar da Europa, o tenente Aldo Raine orgazina um grupo de soldados judeus americanos para colocar em prática uma vingança. Posteriormente conhecido pelos alemães como os "Os Bastardos", o grupo de Raine junta-se à atriz alemã e agente secreta Bridget Von Hammersmark em uma missão para eliminar os líderes do Terceiro Reich. E o destino junta todos no mesmo cinema, onde Shosanna tramou um plano de vingança próprio.
Direção: Quentin Tarantino
Elenco: Brad Pitt, Diane Kruger, Mike Myers, Eli Roth.

2. "Se Beber, Não Case" (The Hangover, EUA)
Dois dias antes do casamento, Doug e três amigos vão de carro para Las Vegas, para passar uma noite inesquecível. Mas quando os três padrinhos de casamento acordam no dia seguinte, explodindo de dor de cabeça, não conseguem se lembrar de nada. O luxuoso quarto de hotel está um caos e o noivo simplesmente desapareceu. Sem a menor ideia do que pode ter acontecido e correndo contra o tempo, o trio precisa refazer os passos da noite anterior até descobrir quando as coisas começaram a desandar e, de preferência, levar Doug de volta a Los Angeles a tempo para o casamento. O problema é que, quanto mais eles descobrem, mais percebem o quanto estão encrencados.
Direção: Todd Phillips
Elenco: Heather Graham, Mike Epps, Bradley Cooper.

3. "Quanto Dura o Amor?" (Brasil)
A trama gira em torno de três moradores de um edifício de São Paulo e suas perspectivas amorosas: Marina é uma atriz do interior que abandona o namorado e vai viver na capital; já sua hóspede é uma advogada que vive um relacionamento conturbado com um colega de escritório; por fim, um escritor solitário busca aprofundar o relacionamento com uma prostituta da rua Augusta.
Direção: Roberto Moreira
Elenco: Paulo Vilhena, Silvia Lourenço, Leilah Moreno, Danni Carlos, Gustavo Machado.

4. "De Repente, Califórnia" (Shelter, EUA)
Zach foi obrigado a abandonar seus sonhos de estudar numa escola de artes para poder ajudar sua família, em que o pai se torna inativo por conta de um problema de saúde. Ele passa os dias trabalhando em uma lanchonete, sem perspectivas, e dando suporte à sua irmã Jeanne (cujas prioridades são outras que não a família) a cuidar de seu filho, Cody. Zach arrisca o escapismo quando surfa, anda de skate ou pratica a arte do graffiti pelas ruas da cidade, seu principal talento que o faz manter o desejo pela formação em artes. Seu melhor amigo, Gabe, que mora em uma mansão na Costa do Pacífico, é quem compartilha desses momentos típicos do frescor da juventude e que são raros a Zach. Quando o escritor Shaun, o irmão mais velho de Gabe, retorna para uma temporada em busca da cura para seu desbloqueio criativo, em casa, ele logo se interessa pelos talentos de Zach, além de relembrar a infância juntos. É neste ponto que uma amizade casual motivada pelo surf se transforma em uma verdadeira e íntima relação a dois. Zach, ainda desconfortável com a novidade e separado de sua então namorada Tori, se apaixona perdidamente por Shaun e inicia o exercício de aprender a equilibrar seus desejos com sua responsabilidade familiar e, por que não, consigo mesmo.
Direção: Jonah Markowitz
Elenco: Trevor Wright, Brad Rowe.

5. "(500) Dias com Ela" ((500) Days with Summer, EUA)
Quando Tom, azarado escritor de cartões comemorativos e romântico sem esperanças, fica sem rumo depois de levar um fora da namorada Summer, ele volta a vários momentos dos 500 dias que passaram juntos para tentar entender o que deu errado. Suas reflexões acabam levando-o a redescobrir suas verdadeiras paixões na vida.
Direção: Marc Webb
Elenco: Joseph Gordon-Levitt, Zooey Deschanel.

6. "A Verdade Nua e Crua" (The Ugly Truth, EUA)
Abby Richter é produtora de um programa matutino, que tem problemas emocionais e cuja busca pelo Sr. Perfeito a deixou irremediavelmente solteira. Ela está prestes a ser "acordada" de forma brusca quando seus chefes a colocam frente a frente com Mike Chadway, uma intransigente personalidade da TV que promete despejar a verdade nua e crua sobre o que faz os homens e as mulheres balançarem.
Direção: Robert Luketic
Elenco: Gerard Butler, Katherine Heigl, Bree Turner.

7. "Coco Antes de Chanel" (Coco Avant Chanel, França)
Anos após ser deixada em um orfanato, Gabrielle Chanel consegue trabalho em um bar. A moça possui habilidade com costura e usa o nome de Coco à noite quando faz performances com a sua irmã onde trabalham. A relação de Chanel com o Barão Balsan lhe dá uma entrada na sociedade francesa e a oportunidade para desenvolver o seu dom e ela começa a desenhar chapéus que se tornam cada vez mais populares. Ao mesmo tempo em que a sua carreira está em ascensão, ela se torna complicada devido a paixão que Coco sente pelo executivo Arthur Capel.
Direção: Anne Fontaine
Elenco: Audrey Tautou, Emmanuelle Devos, Alessandro Nivola.

8. "Garota Infernal" (Jennifer's Body, EUA)
Devil's Kettle é uma pequena cidade dos Estados Unidos, onde vivem Jennifer (Megan Fox) e Needy (Amanda Seyfried). As duas são amigas desde a infância e estão sempre juntas. Um dia, Jennifer chama Needy para ir a um bar local, onde tocará uma nova banda de rock. Só que, durante o show, um grande incêndio faz com que vários dos presentes morram. As amigas conseguem escapar, assim como os músicos. Ainda em estado de choque, Jennifer recebe o convite do vocalista para que conheça a van da banda. Apesar dos avisos de Needy, ela aceita o convite. Já em casa, Needy está ao telefone com Chip (Johnny Simmons), seu namorado, quando ouve um barulho estranho. Logo ela percebe que Jennifer está em sua casa, toda ensanguentada e vomitando um líquido estranho. A partir de então ela passa a agir de forma estranha, por vezes arrogante e desprezando os mortos no incêndio. Consciente de que é objeto de desejo dos garotos da escola, ela passa a atraí-los para depois devorá-los, literalmente.
Direção: Karyn Kusama
Elenco: Megan Fox, Amanda Seyfried, J. K. Simons, Adam Brody.

9. "Arraste-me Para o Inferno" (Drag me to Hell, EUA)
A vida da ambiciosa Christine Brown vai bem até que uma misteriosa senhora aparece no banco em que ela trabalha para implorar por uma extensão do empréstimo de sua casa. Quando Christine nega o pedido e despeja a idosa, ela lança a maldição da Lâmia sobre a jovem, transformando sua vida em um pesadelo. Assombrada por um espírito maligno e desacreditada por um namorado cético, Christine recorre ao vidente Rham Jas para salvar sua alma da condenação eterna. O médium a coloca em um caminho frenético para reverter o feitiço e a leva à única mulher que pode ajudá-la, a vidente Shaun San Dena. Enquanto as forças do mal ganham terreno, Christine precisa encarar o impensável: até onde ela irá para se livrar da maldição?
Direção: Sam Raime
Elenco: Alison Lohman, Justin Long, Lorna Raver.

10. "A Saga Crepúsculo: Lua Nova" (The Twilight Saga: New Moon, EUA)
Bella Swan está devastado com a partida repentina de seu namorado, Edward Cullen, após um incidente durante sua festa de aniversário. Mas seu espírito é reanimado pela crescente amizade com Jacob Black. De repente, ele se vê atraída pelo mundo dos lobisomens, inimigos ancestrais dos vampiros, e vê sua lealdade e sua verdadeira paixão, sendo testada.
Direção: Chris Weitz
Elenco: Kristen Stewart, Robert Pattinson, Ashley Greene, Taylor Lautner, Dakota Fanning, Nikki Reed.


As decepções:

"Do Começo ao Fim" (Brasil)
Julieta (Julia Lemmertz) tem dois filhos com uma diferença de seis anos de idade, Francisco (Lucas Cotrim) e Thomás (Gabriel Kaufmann), e com maridos diferentes: Pedro (Jean-Pierre Noher) e Alexandre (Fabio Assunção). Os dois irmãos se tornam grandes amigos desde pequenos e, quando adultos, transformam esta amizade em algo mais profundo e polêmico.
Direção: Aluizio Abranches
Elenco: Julia Lemmertz, Fábio Assunção, Louise Cardoso.

"Harry Potter e o Enigma do Príncipe" (Harry Potter and the Half-blood Prince, Ing)
Enquanto Harry inicia o sexto ano letivo em Hogwarts, Lorde Voldemort espalha destruição por toda a Inglaterra e a pressão para derrotá-lo torna-se cada vez mais forte. Usando um antigo livro de poções que pertenceu ao “Príncipe Mestiço”, Harry aprofunda seus conhecimentos de magia e prepara-se para a batalha. Antes, porém, ele precisa ajudar Dumbledore a descobrir o segredo da cruzada de Voldemort para conseguir a eternidade – os esconderijos de seus Horcruxes. Mas a busca pelos Horcruxes leva a uma batalha em Hogwarts, com um terrível desfecho, e Harry acredita que deve seguir sozinho para derrotar o Lorde das Trevas.
Direção: David Yates
Elenco: Helena Bonham Carter, Emma Watson, Rupert Grint, Daniel Radclif.


As supresas:

"Distrito 9" (District 9, Nova Zelândia/Africa do Sul)
A humanidade esperava por um ataque hostil ou por gigantes avanços tecnológicos, nada disso veio. Os alienígenas chegam à Terra como refugiados e se instalam em uma área da África do Sul, o Distrito 9, enquanto os humanos decidem o que fazer com eles. A Multi-National United (MNU) é uma empresa contratada para controlar os alienígenas e mantê-los em campos de concentração e deseja receber imensos lucros para fabricar armas que tenham como "matéria-prima" as defesas naturais dos extraterrestres. Mas a MNU falha na tentativa de fabricação das armas e descobre que para que elas sejam ativadas, o DNA dos aliens é necessário. O tensão entre humanos e aliens aumenta quando Wikus van der Merwe espalha um misterioso vírus que modifica o DNA das criaturas impedindo a poderosa MNU de colocar em prática seus planos de exploração sobre as criaturas de outro planeta. Então o homem que se torna o mais procurado do mundo, tem que fugir, e sem casa e sem amigos, só tem um lugar onde se esconder: Distrito 9.
Direção: Neill Blomkamp
Elenco: Sharlto Copley, Jason Cope, Nathalie Boltt.

"9 - A Salvação" (9, EUA)
Quando o boneco 9 ganha vida, ele se encontra num mundo pós-apocalíptico em que os humanos foram dizimados. Por acaso, encontra uma pequena comunidade de outros como ele, que estão escondidos das terríveis máquinas que vagam pela Terra com a intenção de exterminá-los. Apesar de ser o novato do grupo, 9 convence os demais que ficar escondido não os levará a nada. Eles devem tomar a ofensiva se quiserem sobreviver e antes disso, precisam descobrir por que as máquinas querem destruí-los. Como eles saberão em breve, o futuro da civilização pode depender deles.
Direção: Shane Acker
Elenco (Vozes originais): Jennifer Connelly, Christopher Plummer, Crispin Glover, Elijah Wood.

"Uma Prova de Amor" (My Sister's Keeper, EUA)
A pequena Anna não é doente, mas bem que poderia estar. Por treze anos, ela foi submetida a inúmeras consultas médias, cirurgias e transfusões para que sua irmã mais velha Kate pudesse, de alguma forma, lutar contra a leucemia que a atingiu ainda na infância. Anna foi concebida para que sua medula óssea prorrogasse os anos de vida de Kate, papel que ela nunca contestou... até agora. Tal como a maioria dos adolescentes, ela está começando a questionar quem ela realmente é. Mas, ao contrário da maioria dos adolescentes, ela sempre teve sua vida definida de acordo com as necessidades da irmã. Então, Anna toma uma decisão que seria impensável para a maioria, uma atitude que irá abalar sua família.
Direção: Nick Cassavetes
Elenco: Cameron Diaz, Abigail Breslin, Sofia Vassilieva, Jason Patric, Joan Cusack, Alec Baldwin.


As supresas nacionais:

"Divã" (Brasil)
Mercedes é uma mulher de 40 anos, casada e mãe de dois filhos que decide, mesmo sem saber bem o porquê, procurar um psicanalista. No divã, Mercedes questiona o seu casamento, a realização profissional e seu poder de sedução. E, assim, antes o que era apenas uma curiosidade, se transforma em uma experiência devastadora, que provoca uma série de mudanças em sua vida cotidiana.
Direção: José Alvareng Jr.
Elenco: Lilia Cabral, Cauã Reymon, Reynaldo Gianecchine, José Mayer, Alexandra Richter.

"É Proibido Fumar" (Brasil)
Baby é uma professora de violão, romântica e solitária, que deseja ardentemente viver uma grande paixão. Com a mudança de Max, um músico de bar recém-separado, para o apartamento contíguo ao seu, Baby tem a chance de realizar seu sonho. Para conquistar o amor, ela faz um grande sacrifício e abandona seu antigo companheiro, o cigarro. Quando o amor parece finalmente ter acontecido em sua vida, Baby descobre que está sendo traída. Em meio a decepção e uma forte crise de abstinência de nicotina, ela entra em um espiral de ciúmes que a levará a conhecer os lados mais sombrios de seu coração.
Direção: Anna Muylaert
Elenco: Gloria Pires, Paulo Miklos, Marisa Orth.


Em cima do muro:

"Brüno" (EUA)
Sacha Baron Cohen apresenta aos cinéfilos o novo personagem de sua série premiada: um fashionista gay que é o apresentador do programa noturno de moda de maior audiência em todos os países de fala germânica… excetuando-se a Alemanha. A missão de Bruno? Tornar-se a maior celebridade austríaca desde Hitler. A sua estratégia? Cruzar o planeta na esperança de encontrar a fama e o amor.
Direção: Larry Charler
Elenco: Sacha Baron Cohen, Gustaf Hammarsten


Aposta 2010:

"Zumbilândia" (Zombieland, EUA)
A população mundial foi dizimada devido a um vírus, variante do mal da vaca louca, que faz com que as pessoas se transformem em zumbis. Poucos são os humanos não infectados, entre eles Columbus (Jesse Eisenberg). Ele é um estudante da Univeridade do Texas, que deseja voltar para sua cidade natal na esperança de encontrar seus pais ainda vivos. Cheio de fobias, o maior medo de Columbus não são os zumbis, mas os palhaços. No caminho ele encontra Tallahassee (Woody Harrelson), que está indo para a Flórida com o objetivo de aniquilar o maior número possível de zumbis. Columbus pega uma carona com ele. Ao parar em uma mercearia, a dupla enfrenta três zumbis e encontra duas garotas, Wichita (Emma Stone) e sua irmã caçula Little Rock (Abigail Breslin). Só que Little Rock aparenta ter sido mordida por um zumbi, o que divide o grupo sobre o que fazer.
Direção: Ruben Fleischer
Elenco: Abigail Breslin, Jesse Eisenberg, Emma Stone, Woody Harrelson, Amber Heard.

Trailers:

Top 10:








A decepção:




A surpresa:




A surpresa nacional:




Em cima do muro: (A Sony Pictures, em seu canal oficial na página do YouTube, não permitiu a incorporação deste trailer em outros sites, por isso estou postando este trailer)




Aposta 2010:



Imagens e vídeos: Divulgação