Cinema | [Especial!] Conversamos com o diretor de "The Flash", Andy Muschietti
Quadrinhos | A origem de Miles Morales nas HQs, por Jackie Cristina
Cinema | [Exclusivo!] Charlize Theron comenta sobre a franquia "Velozes e Furiosos"
Cinema | Warner Bros. inicia a pré-venda de ingressos para "The Flash"
Cinema | "Five Nights At Freddy's - O Pesadelo Sem Fim" ganha teaser inédito e arrepiante
HQ | Conheca "Brzrkr", que conta com participação de Keanu Reeves!

MTV Brasil exibirá documentário de surfistas desbravando a Africa do Sul durante o campeonato mundial de futebol
Por Paulo Costa com a colaboração da Agência Cartaz



Na próxima segunda-feira, dia 01/11, às 19h, a MTV Brasil exibe o "Surf Afrika", documentário lançado pela MCD e pela VICE Brasil que retrata a surf trip de Cássio Sanches, James Santos e Fernando Fanta na África do Sul durante o campeonato mundial de futebol. Enquanto os olhos de todos estavam nos gramados, o trio de surfistas profissionais da MCD buscou novos locais e experiências, passou pelas principais praias do país africano e também assistiu aos jogos.

“Surf Afrika”
se deparou com as ondas de Jeffrey's Bay que vem de longe, perfeitas, quebrando para a direita e formando incríveis tubos. Sanches, Santos e Fanta surfaram em Umzumbe ao lado de adolescentes da região, que é considerada a pioneira sul-africana pós-apartheid no esporte – antes, negros eram proibidos de praticá-lo na África do Sul. O trio também se deparou com uma baleia em Oysters's Bay, assistiu a alguns jogos da seleção brasileira e passou por Ponta D'ouro (Moçambique).

Tanto o surf quanto o futebol carregam sentimento e exigem dom, habilidade e técnica. Entre um tubo e um grito de gol, a MCD e a VICE querem sugar o lado humano da experiência. O ser torcedor, o estar solto no mundo, livre das amarras e sedentos pelo “novo” que cada dia propõe.

“Surf Afrika” é um documentário da VBS.TV, braço da Vice dedicado a produção de conteúdo audiovisual, produzido inteiramente pelo Brasil.

SURF AFRIKA
Dia: 01/11 – Estreia
Exibição: segunda-feira, às 20h
Duração: 45 min
Reprises: quinta, dia 04/11, às 16h – sábado, dia 06/11, às 18h
Classificação Indicativa: Livre


E para quem curte filmes do gênero o Cine&Cia. aproveita a oportunidade para indicar outros títulos já lançados no Brasil e que podem ser encontrados em DVD:

"Surf Adventures - O Filme" (2002)
Documentário de Arthur Fontes acompanha a elite do surf brasileiro, incluindo os atuais ídolos, os veteranos e os novatos no esporte, surfando em algumas das melhores ondas do planeta, localizadas no Hawaii, na Indonésia, no Brasil, na África do Sul e na Califórnia. Em todas as viagens os próprios surfistas contam suas experiências, falando também sobre os locais visitados.
(Distribuição: Imagem Filmes / Duração: 90min. aprox.)






"Surf Adventures 2 -  Busca Continua" (2009)

O diretor Roberto Moura da continuidade no trabalho realizado por Arthur Fontes em 2002 e mostra as aventuras dos maiores nomes do surf brasileiro reunidos para enfrentarem as ondas do Peru, México, Austrália, Taiti, Chile e também do Brasil, na pororoca do rio Araguari, no Amapá, e os principais pontos do litoral Rio-São Paulo.
(Distribuição: Universal Pictures / Duração: 90min. aprox.)






"Billabong Odissey - A Busca pela Maior Onda do Mundo" (2003)

O documentário dirigido por Philip Boston e produzido por Vincent Leone em parceria com a Arenaplex Entreteniment e Estúdios Mega "Billabong Odissey" acompanha durante três anos os melhores surfistas do mundo procurando em vários países as maiores ondas do mundo.
(Distribuição: Alpha Filmes / Europa Filmes / Duração: 85min. aprox.)







"Na Onda Certa" (2003)

Mais conhecido pelo seu título original "Step Into Liquid" o filme mostra a vida dos surfistas, profissionais e amadores, que correm o mundo atrás da onda perfeita. Desde os surfistas de pranchão do Lago Michigan até os praticantes do clube Da Nang no Vietnã, o filme narra a busca pelo melhor pico e aborda o lado solitário do esporte. O diretor tenta corrigir a imagem estereotipada que se faz desses atletas e revela um pouco dessa cultura que a cada dia ganha novos adeptos. Numa das cenas três irmãos surfistas da costa da Irlanda ensinam meninos católicos e protestantes a praticarem o surfe, e também a refletirem sobre os motivos do conflito religioso que divide aquele país. As entrevistas e as cenas no mar são acompanhadas pela trilha sonora e pela narração do próprio diretor.
(Distribuição: Artisan Entreteniment / Duração: 87min. aprox.)


E para quem curte o tema, mas não tem muita paciência para documentários, temos ótimas dicas para agradar todos os públicos incluindo a platéia gay:

"A Onda dos Sonhos" (Blue Crush / 2002)

Nada consegue ficar entre Anne Marie e sua prancha de surf. Apaixonada pelo esporte, ela vive próximo à praia e divide um apartamento com outras três colegas, incluindo sua irmã mais nova rebelde. Anne Marie todo dia acorda cedo para surfar e conta os dias para a chegada do Pipe Masters, o campeonato de surf que pretende participar. Enquanto isto não ocorre ele continua trabalhando em um hotel como camareira, na intenção de pagar suas contas. É lá que ela conhece o quaterback Matt Tolman, por quem aos poucos se apaixona e começa a perder a concentração pelo surf.
Elenco: Kate Bosworth, Mattew Davis, Michelle Rodriguez
(Distribuição: Universal Pictures / Duração: 102min. aprox.)


"Os Reis de Dogtown" (Lords of Dogtown / 2005)

Dirigido por Catherine Hardwick o filme nos remete aos anos 70 as ruas de Venice, na California, foram palco de uma revolução no mundo do skate. Um grupo de amigos decide levar os movimentos do surf para o skate, criando movimentos agressivos e sinuosos. Eles formam os Z-Boys, um grupo que na sua grande maioria é formado por jovens que levam uma vida difícil em casa. Treinando em piscinas vazias da cidade, eles aos poucos vão se tornando verdadeiras lendas dentro do universo do skate.
Obs: o filme foca a história de skatistas, porém possuí ótimas cenas de surf.
Elenco: Heath Ledger, Emile Hirsch, Rebecca De Mornay, Nikki Reed, Johnny Knoxville
(Distribuição: Sony Pictures / Duração: 105min. aprox.)


"De Repente, Califórnia" (Shelter / 2007)

Zach abandona o sonho de estudar artes plásticas para cuidar de sua família desestruturada. Entre o trampo num dinner e o sobrinho de cinco anos, Zach mal encontra tempo para se dedicar ao que mais gosta: grafitar e surfar. Tudo muda quando Zach reencontra Shaun, irmão mais velho de seu melhor amigo, um escritor gay de trinta e poucos anos, com quem passa a surfar. Quando a paixão transborda para além das ondas, Zach descobre o desejo e terá de aprender que é possível conjugar responsabilidade, amor e ambição.
Elenco: Trevor Wright, Brad Rowe, Tina Holmes
(Distribuição: Festival Filmes / Mix Brasil / Duração: 90min. aprox.)



Imagens e vídeos: Divulgação