Cinema | [Especial!] Conversamos com o diretor de "The Flash", Andy Muschietti
Quadrinhos | A origem de Miles Morales nas HQs, por Jackie Cristina
Cinema | [Exclusivo!] Charlize Theron comenta sobre a franquia "Velozes e Furiosos"
Cinema | Warner Bros. inicia a pré-venda de ingressos para "The Flash"
Cinema | "Five Nights At Freddy's - O Pesadelo Sem Fim" ganha teaser inédito e arrepiante
HQ | Conheca "Brzrkr", que conta com participação de Keanu Reeves!

Cinema: Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge

A lenda do Cavaleiro das Trevas chega ao fim e, em grande estilo
Por Paulo Costa


Uma trama complexa, personagens incríveis, um grand finale digno de aplauso (Divulgação)

O famoso personagem das HQs, Batman, já havia sido levado as telas dos cinemas por diretores como Tim Burton e Joel Schumacher, mas foi nas mãos do diretor e roteirista Christopher Nolan que o Cavaleiro das Trevas realmente se tornou uma lenda.

Coringa (Warner Bros)
Franquia que se iniciou em 2005 com "Batman Begins" e se tornou um verdadeiro fenômeno em 2008, quando Heath Ledger encarnou, de fato, o personagem Coringa em "Batman - O Cavaleiro das Trevas" (Batman - The Dark Knight), agora chega ao fim em "Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge" (Batman - The Dark Knight Rises) que chega hoje, 27, nos cinemas do país.

A trama se passa oito anos após os fatos ocorridos em "O Cavaleiro das Trevas". O terrorista Bane está em Gothan City, espalhando o pânico e o desespero. Sem forças para enfrentar esse criminoso, a polícia chega ao seu limite, e essa é a deixa para que o Homem Morcego ressurja de seu exílio por ter sido responsabilizado pelos crimes de Harvey Dent. Como se tudo isso não bastasse, ele ainda terá que lidar com a presença da misteriosa Selina Kyle, a Mulher Gato.

Explicando o enredo dessa maneira parece tudo muito simples, mas ao contrário do que possa parecer ele é muito mais intenso e complexo, o roteiro assinado pelos Nolan (Christopher Nolan e Jonathan Nolan) a partir da ideia original de Christopher Nolan em parceria com David S. Goyer explora muitos outros personagens que farão grande diferença na história. Por mais complexo que possa ser, é tudo muito bem amarrado, e muitas pontas soltas dos dois filmes anteriores serão explicadas aqui. Porém não convém entrar em muitos detalhes e estragar grandes surpresas que esse incrível roteiro ainda tem a apresentar.

Falando em surpresas, a maior delas é Anne Hathaway, o medo da maioria dos fãs que não sabiam se ela daria conta de viver a personagem Mulher Gato. Para o alívio de todos, sim, ela manda muito bem. É muito interessante e vale a pena prestar muita atenção nas feições da atriz, quando Selina ela tem um estilo e uma expressão diferentes, quando Mulher Gato sua feição se torna outra, como se realmente fossem duas pessoas.

Bruce Wayne e Selina Kyle, Christian Bale a agradável surpresa, Anne Hathaway (Warner Bros.)

Não só Anne Hathaway está muito bem, o elenco inteiro é sensacional, além dos já presentes na série: Christian Bale (Bruce Wayne/Batman), Michael Caine (Alfred), Morgan Freeman (Lucius Fox) e Gary Oldman (Jin Gordon), o diretor completa o elenco com novos astros e que fizeram parte de seu filme anterior "A Origem" (Inception, 2010). Marion Cotillar vive a personagem Miranda Tate, executiva das empresas Wayne. Joseph Gordon-Levitt surge como o policial John Blake, que teve sua infância inspirada pelo Cavaleiro das Trevas e, claro, o vilão Bane, aqui interpretado muito bem por Tom Hardy.

Citando ainda "A Origem", a trilha do longa também merece grande destaque, pois segue o mesmo estilo, é forte, tensa e deixa o clima do filme ainda mais impactante, afinal, o projeto tem ao todo aproximados 165minutos de duração, e essa trilha ajuda a prendar a atenção da primeira a última cena.

(Warner Bros.)
O filme no geral é impressionante e sem dúvida já se tornou o melhor do ano, ele acerta em todos os aspectos e é quase que impossível detalha-lo em um único texto. Nolan não só recriou um personagem, ele recriou todo um universo. A Gothan City aqui, é como qualquer outra cidade do mundo, diferente da Gothan criada por Tim Burton, futurista e muito fictícia, e esse ar de realidade trazido para os três filmes nos faz querer acreditar ainda mais que super heróis existem e, com "O Cavaleiro das Trevas Ressurge" ele finalizou uma saga nos provando que é possível se fazer uma trilogia, uma franquia, digna de aplausos, se superando a cada obra, e que ao realizar o grand finale, consegue deixar o espectador com o coração querendo saltar pela boca e pedindo por mais.





Cine&Cia. / Warner Bros.