Notícias: Morre a rainha da Soul Music, Aretha Franklin



Cantora nos deixou aos 76 anos

Quem nunca sentiu aquela vontade danada de recriar a icônica cena de "O Casamento do Meu Melhor Amigo" (1997) onde todo o elenco solta a voz em "I Say a Little Prayer"?



Ou então dançou ao ouvir o hino "Respect"?
Ou então quem não se recorda do refrão:
'Cause you make me feel,
You make me feel,
You make me feel like
A natural woman

Estes são apenas três, de muitos sucessos, que Aretha Franklin, dona de uma voz poderosa, marcou e ainda marcará a história de muitas pessoas ede muitas gerações.

Hoje, 16/08, perdemos a dona dessa voz, Aretha faleceu aos 76 anos vítima de um agressivo câncer de pâncreas, de acordo com seu empresario, a cantora estava gravemente doente e o câncer em estagio avançado.

Nascida em 25 de março de 1946, em Memphis, Aretha Louise Franklin, começou a carreira cedo, aos 14 anos, cantando na igreja de seu pai, Clarence LaVaughn Franklin.

Em pouco tempo sua carreira cresceu, e ela se tornou um grande nome do R&B. Mas foi em 1967 que a diva soul se tornou uma rainha, quando a canção "Respect" alcançou o topo das paradas americanas.



Ao longo de sua carreira, Aretha ganhou 18 prêmios Grammys, considerado o Oscar da Música, incluindo um pelo conjunto de sua obra. Em 1987 foi a primeira mulher a entrar para o Hall da Fama do Rock and Roll.  Já em 2005, Aretha recebeu das mãos do presidente George W. Bush a Medalha Presidencial da Liberdade, a maior condecoração para um civil americano.

Ela também cantou na posse presidencial americana de Barack Obama, em 2009.



A cantora anunciou sua aposentadoria em 2017 quando se apresentou em um evento em Nova York da Fundação Elton John contra a AIDS.

Diagnostica com câncer em 2010, Aretha vinha travando uma dura batalha conta a doença.

A rainha da soul music deixou quatro filhos e um grande legado para a história da música mundial.

Em sua homenagem criamos um Playlist com canções da própria Aretha, além de algumas regravações de músicas famosas:






Comentários