Cinema | [Especial!] Conversamos com o diretor de "The Flash", Andy Muschietti
Quadrinhos | A origem de Miles Morales nas HQs, por Jackie Cristina
Cinema | [Exclusivo!] Charlize Theron comenta sobre a franquia "Velozes e Furiosos"
Cinema | Warner Bros. inicia a pré-venda de ingressos para "The Flash"
Cinema | "Five Nights At Freddy's - O Pesadelo Sem Fim" ganha teaser inédito e arrepiante
HQ | Conheca "Brzrkr", que conta com participação de Keanu Reeves!

Lista: 13 anos de Supernatural, 13 episódios essenciais!

foto: divulgação 
Em 13 de setembro de 2005 estreava uma das séries mais longevas da TV norte americana.

O drama de mistério e aventura de Erick Kripke conseguiu avançar das 5 temporadas iniciais  propostas por seu criador devido ao crescimento da audiência norte-americana após sua 4ª temporada e hoje tem um fandom tão forte que a mantém à viva por todos esses anos devidos aos bons números de audiência. Números estes que não são fortes só nos EUA mas também em mercados internacionais, especialmente na Ásia e América do Sul, com destaque para o Brasil. Com um mix de western, dramas familiares, demônios e outras mitologias, embalados a muito classic rock, Supernatural chegará a sua 14ª temporada para alegria de todos os seus fãs!


Para celebrar a longa vida deste Guilty Pleasure vou elencar aqui meus 13 episódios essenciais desta jovem senhora televisiva. Já adianto que não está em ordem de preferência e com dor no peito cortei vários episódios que amo (sorry "Jus in Bello"e "Mistery Spot"). Então, vamos lá:


John e os pequenos Dean e Sam após o incêndio que vitimou Mary
1) 1x01 - Pilot: Primeiro episódio da série que tem como lenda urbana a Mulher de Branco, e representa bem o que série é até hoje, a dinâmica familiar dos  irmãos Winchesters, bem como o motivo desta família de Lawrence, Kansas ter entrado na vida de caçadores. Somos apresentados ao lema da família, “Saving people, hunting things, the family business” (Salvar pessoas, caçar monstros, o negócio da família), da boca de Dean a Sam, que havia abandonado as caçadas e se vê obrigado a ajudar o irmão quando o pai dos garotos, John, está desaparecido pois foi atrás de algo que eles há anos caçam: O Demônio de Olhos Amarelos, responsável pela morte da mãe do garotos, Mary.



2) 1x15 - The Bender Family: O episódio onde os Winchesters descobrem que nem sempre o mal é realizado por monstros ou demônios. Por vezes é só o ser humano mesmo. Uma família sulista com um costume bem bizarro ensina isso na marra aos irmãos. Facilmente no meu Top 3 de episódios de Supernatural, cumpre muito bem seu papel de nos mostrar como a natureza do ser humano pode ser.

Cenas dos episódios 1X15 com sua família de seriais-killers e 1X22, com os Winchester reunidos em luta contra Azazel

3) 1x22 - Devil’s Trap:
  No episódio que conhecemos nosso querido Bobby, a família Winchester reunida enfrenta seu inimigo Azazel e muitos cliffhangers! Um excelente season finale! Ouvimos pela primeira vez, "Carry On My Wayward Son", essa música se tornaria hino e parte importantíssima dessa série.

Quem não quer consolar o Sam nesta cena?
4) 3×16 - No Rest for the Wicked: A primeira morte planejada dos irmãos Winchester, que vivem se sacrificando um pelo outro, a gente não esquece! Dean vende sua alma para ressuscitar Sam. Com tom de despedida durante todo episódio, temos aquela cena fofa dos irmãos cantando "Wanted Dead or Alive", do Bon Jovi, juntos. E Dean reforçando seus conselhos ao Sam, ao lado de Bobby. E é de cortar o coração Sam se despedindo do irmão após os cães do inferno o levarem... Além disso, temos um vislumbre do inferno pela 1ª vez na série, com o Dean preso e sendo torturado.

Castiel chegando a Supernatural
5) 4x01 - Lazarus Rising: Dean voltando do inferno e recentrando o Sam e a introdução de Castiel (e todos os anjos) na série. Se isso não é épico e emocionante sei lá o que é...

Carver Edlund, mais conhecido como Chuck
e mais tarde como Deus...
6) 4x18 - The Monster at the End of This Book: E se sua vida virasse um livro e você nem faz ideia disso. É isso que Dean e Sam descobrem nesta temporada, quando encontram Chuck, que escreve uma série de livros Supernatural que nada mais são que a história dos irmãos. Este episódios introduz os profetas bíblicos na série, através do Chuck que em temporadas futuras descobrimos se tratar do próprio Deus e brinca com fandon mostrando até as inúmeras fan fictions a respeito dos irmãos caçadores.

E aquela cena épica de Dean falando que está sentado em uma lavanderia, com dor de cabeça lendo um livro sobre ele mesmo... rs



7) 5x08 - Changing Channels: outro que facilmente está no meu top 3 e episódio que mais me surpreendeu pois tinha cara, jeito e cheiro de filler e no fim nos trouxe uma revelação importantíssima pro cânone da série. Pra quem não lembra é aquele episódio que o Trickster prende Dean e Sam na TV e eles viram personagens em vários programas, desde competições bizarras japonesas até sitcoms americanas, passando até por  Grey's Anatomy e CSI Miami, que nos rendeu uma imitação da retirada de óculos do Horatio Caine (David Caruso) feita pelo Jensen Ackles e pelo Jared Padelecki de forma hilária e idêntica!



8) 5x10 - Abandon All Hope: Supernatural nunca teve dó em matar personagens queridos e mais uma vez partiu nossos corações com o sacrifício de Ellen e Jo para salvar os amigos e a arma "Colt" que naquele ponto descobriu-se, não tinha utilidade. E Crowley, nosso rei do inferno favoritoaparece na série!
Team Winchester na imagem principal e Crowley no detalhe

9) 5x16 - The Dark Side of the Moon: Sam e Dean “morrem” e vão procurar Deus, que estava desaparecido no céu (na verdade agora nós já sabemos onde ele estava esse tempo todo), em busca de respostas e conexão. Temos aquele show de nostalgia encontrando vários personagens falecidos, menos claro, John Winchester, o pai dos garotos.
Quem não tem saudades do doidinho do Ash?

Lulu desejando o corpo do Sam para botar o terror no mundo!
10) 5x22 - Swan Song: Seria o final da série planejado pelo Kripke. A luta final entre Winchester e Lúcifer. Chuck narrando a história, Sam enfretando o demo, Miguel no corpo do outro irmão recém encontrado... Mortes inesperadas. Que season finale! Para nossa alegria hoje porque por 2 anos sofremos com temporadas bem ruins, após a saída de Kripke como showrunner da série.

11) 6x16 - The French Mistake: Realidade alternativa e um pouco de metalinguagem em um dos episódios mais geniais da série. Dean e Sam "viram" graças a um truque do anjo Balthazar, seus atores, Jensen Ackles e Jared Padalecki que fazem uma série chamada Supernatural. Com direito até a morte do Eric Kripke e uma briga de egos dos protagonistas!


12) 7x10 - Death’s Door: A sofrível 7ª temporada teve neste episódio seu ponto forte, com Bobby a beira da morte tentando se comunicar com os meninos. E eles sofrendo pela possível partida de seu segundo pai, que lutava com um amigo caçador para escapar do purgatório.

Bobby no hospital quase indo embora...

13) 9x23 - Do you believe in Miracles: Dean quase se entregando de vez aos poderes da 1ª lâmina, Metatron e sua sede de destruição da humanidade quase concluídas são o mote deste episódio que termina com o Demon Dean que era incrível, mas não durou muito na 10ª temporada, infelizmente!




Menção honrosa

10x05: Fan Fiction: Esse episódio é uma grande homenagem da série a si mesma, pois completava 200 episódios no ar. Sam e Dean vão investigar uma escola e onde as crianças estão organizando um musical sobre a série de livros Supernatural. A peça relembra momentos chaves da vida dos irmãos, além de ter uma performance de "Carry On My Wayward Son", que até hoje continua sendo executada no episódio final de cada temporada.



Nos EUA a série é transmitida pelo canal CW, a 14º temporada estreia em 11 de outubro. No Brasil, Supernatural é transmitida pela Warner Channel que está atualmente está transmitindo a 13º temporada, sempre as quintas-feiras. Temporadas antigas são reprisada em horários alternativos no SBT.