Notícias: Morre cineasta italiano Bernardo Bertolucci


Diretor morreu em Roma aos 77 anos

Mais conhecido por sua polêmica obra "Último Tango Em Paris" de 1972 estrelado por Marlon Brando e Maria Schneider, morreu aos 77 anos nesta segunda-feira, 26, o consagrado cineasta Bernardo Bertolucci.

Brando e Schneider no polêmico "Último Tango em Paris" (Divulgação)

Famoso por incluir em seus trabalhos um grande teor de erotismo e política, Bertolucci era considerado o último grande mestre do cinema italiano, em sua filmografia aparecem importantes e provocantes obras como "Os Sonhadores" (2003) protagonizado por Eva Green, Louis Garrel e Michael Pitt, "Beleza Roubada" (1996) com Liv Tyler e Jeremy Irons e "Assédio" (1998) estrelado por Thandie Newton.

Michael Pitt, Eva Green e Louis Garrel no provocante "Os Sonhadores" (Divulgação)


Duas vezes indicado ao Oscar de direção por "Último Tango Em Paris" e "O Último Imperador" (1987), recebeu o prêmio da Academia em 1987 pelo segundo título citado, que apresentava no enrede, a história de Pu Yi, que declarado como imperador com apenas 3 anos de idade, foi último imperador da China e viveu recluso até os 24 anos. É o único diretor italiano a receber um Oscar por direção.

Nascido em Parma, em 16 de março de 1941, Bertolucci começou sua carreira cinematográfica em 1961 como assistente de direção de Pier Paolo Pasolini no filme "Accatone - Desajuste Social". Por influencia de Pasolini estreou na direção em 1962 com "A Morte", onde obteve duras críticas negativas. Já em "Antes de Revolução" (1964), seu segundo trabalho, o diretor teve uma recepção mais favorável.

Em sua filmografia encontra-se importantes obras tanto fictícias como documentários, entre eles "1900" (1976) com Robert de Niro e Gérard Depardieu, "La Luna" (1979), "O Céu Que Nos Protege" (1990) protagonizado por Debra Winger e John Malkovich e "O Pequeno Buda" (1993) que traz em seu elenco Keanu Reeves, Bridget Fonda e Chris Isaak.

Keanu Reeves em "O Pequeno Buda" (Divulgação)


De acordo com a imprensa italiana, Bertolucci morreu em casa, em Roma, a causa da morte não foi revelada. Ele era casado desde 1978 com Clare Peploe.

Seu último filme lançado comercialmente foi o drama "Eu e Você", lançado no Brasil em 2013.

Cineasta faleceu em Roma, aos 77 anos (Divulgação)


Comentários