Violência, machismo, miséria: Elena Ferrante conquista leitoras de 2019 com história de 1950 Por Vanessa França
É muito comum alguém ficar jogando por horas, mas o que torna esses jogos tão atrativos e até mesmo viciantes? Por Ivan Paz
Repleto de simbologia para discussão da psique humana, "Matrix" segue atemporal Por Fabi Toledo
Apple chega bombardeando para todos os lados na guerra dos streamings, e quem ganha com isso? Por Paulo Costa

Notícias: Morre Stan Lee


Excelsior Mestre! 


A grande lenda dos quadrinhos Stan Lee nos deixou. Uma ambulância foi chamada as pressas a casa do autor na tarde de hoje, 12/11, e o levou até o para o Cedars-Sinai Medical Center, onde veio a falecer. Estava com 95 anos.

Stan Lee passava há alguns meses por problemas de saúde e chegou a ser internado para tratar uma pneumonia, fora alguns problemas de visão e relatos de maus tratos por parte de sua cuidadora.

O nova iorquino Stanley Martin Lieber nasceu em 28 de dezembro de 1922 e começou sua carreira no mundo das HQs , trabalhando para Martin Goodman (casado com sua prima) da Timely Comics, percursora da Marvel Comics, onde criou o Capitão América em 1941. Adotou o pseudônimo pelo qua era conhecido porque pretendia ser escritor livros. Para nossa sorte, permaneceu nas industria de quadrinhos e auxiliou na revolução interna da Marvel, transformando a editora no que é hoje, alem de combater diretamente o Comics Code Authority, criado em 1950que censurava as HQs com base no livro do psiquiatra moralista Fredric Wertham, "Seduction of the Innocent".


É impossível medir a importância do presidente emérito da Marvel Comics na cultura pop mundial. Seus personagens, co-criados com excelentes quadrinistas com Jack Kirby e Steve Ditko (que também nos deixou este ano) carregam uma caraterística unica que se tornou o gene da editora. Poderes são bençãos e maldições. O ser humano, independente de super poderoso ou não,é falho, tem problemas, tem dúvidas para agir. Fora o retrato social e politico que sempre fez questão de trazer aos quadrinhos. Pantera Negra, X-Men, Quarteto Fantástico, Hulk, Thor, Demolidor, Homem-Arannha... Heróis que possuem histórias de vida que conseguimos nos identificar de alguma forma. 

Lendas são imortais. E Stan Lee se tornou uma lenda em vida. Agora, com sua partida, seu legado continuará para toda eternidade!

#RIPStanLee







Comentários