Resenha: O Doutrinador



"O DOUTRINADOR" É O HERÓI QUE NÓS PRECISAMOS

Por Cristina Gusmão

Todo herói ou anti-herói nasce da vontade de se fazer justiça. O estopim para sua transformação geralmente tem motivação em uma tragédia pessoal traumatizante, onde ele se viu impossibilitado de agir e essa talvez, seja a maior semelhança no arco inicial da história de “O Doutrinador” e de outro nome bem conhecido dos quadrinhos (e de séries da Marvel), “Frank Castle”, ou como melhor o conhecemos, o "Justiceiro". Ambos possuem o mesmo combustível que os transforma em vigilantes.

Entre as diversas semelhanças que permeiam os dois personagens “O Doutrinador” parte para sua “vendetta” pessoal, mas descobre que seu “alvo” é apenas parte de uma engrenagem de algo muito maior. Miguel (Kiko Pissolato), é policial da Divisão de Atividades Especiais (D.A.E) que age dentro da lei, para prender os nossos “honoráveis bandidos” que estão a frente do governo do Estado, e aqui fica a crítica que não foi preciso mencionar o local onde se passa o arco do filme, porque pode ser São Paulo, Rio de Janeiro ou outro lugar qualquer do país.



Mas além da critica social e politica que permeia todo o longa, trata-se de um bom filme de ação e esse vigilante não fica devendo nada a qualquer outro herói como Batman (DC), Gavião Arqueiro (Marvel) ou o próprio Frank Castle já citado.

O diretor Gustavo Bonafé (Legalize Já), fez escolhas acertadas, as cenas de ação são extremamente bem coreografadas e apresentadas em tela, a fotografia do filme  é belíssima, especialmente nas cenas noturnas, a trilha sonora com uma influência do rock faz o filme fluir e o deixa com um tom mais pesado.

Além de todos os aspectos técnicos, o elenco também foi muito bem escolhido, além de Kiko Pissolato que vive "O Doutrinador", e encarna o personagem de maneira espetacular, vale um destaque ainda para as atuações de  Eduardo Moscovis que interpreta Sandro Corrêa, o Governador e para Carlos Betão que vive um empresário no longa.

Em suma "O Doutrinador" é o herói que nós precisávamos no contexto que vivemos. Além de trazer uma história atual que reflete nossa realidade, o herói merece um lugar cativo entre tantos outros que permeiam nossos corações, porque ainda que ele tenha saído das paginas das HQs para ganhar as telas, ele é brasileiro até o caroço e poderia ser Eu ou Você!


"O Doutrinador"

Elenco: Kiko Pessolato, Eduardo Moscovis, Marília Gabriela, Taína Medina, Tuca Andrada, Samuel Assis, Helena Ranaldi, Carlos Betão, Natália Lage, entre outros.

Abaixo o teaser trailer para você já entrar no clima do filme...



Em cartaz nas principais salas de cinema!

Comentários