Bilheteria BR: "Coringa" tem estreia arrasadora
Resenha: Coringa, por Paulo Costa
Resenha: Parasita, por Eduardo Benesi
Resenha: Coringa, por Eduardo Benesi
Cinema: Ficção cientifica estrelada por Kristen Stewart e Vincent Cassel tem seu primeiro trailer divulgado
Cinema: Do mesmo diretor de "Independence Day", novo trailer de "Midway - Batalha em Alto Mar" apresenta cenas grandiosas repleta de efeitos especiais
Cinema: terror estrelado por Elizabeth Lail, "A Hora da Sua Morte" tem trailer e cartaz nacional divulgados

Festival de Cannes: Brasil marca presença com grandes obras

Crédito das imagens: Sinny Assessoria

Com presença marcante em Cannes, cineastas brasileiros ganham importantes prêmios

Desde "Linha de Passe" (2008), de Walter Salles e Daniela Thomas em que a atriz Sandra Coverloni venceu o prêmio de interpretação feminina, que o país não se destacava com tanta relevância no Festival de Cannes, um dos mais tradicionais e importantes festivais de cinema do mundo. Já nesse ano, dois longas representaram muito bem a cultura brasileira.

O aguardado "Bacurau" de Kleber Mendonça Filho ("Aquarius") e Juliano Dornelles recebeu o prêmio do Júri, empatando com a produção francesa "Les Misérables". Considerado o terceiro prêmio mais importante do Festival, esta é a primeira vez que uma produção nacional vence o Prêmio do Júri.

Outro destaque foi para o novo filme do cineasta Karin Aïnouz ("Praia do Futuro"), "A Vida Invisível de Eurídice Gusmão", que venceu na sexta-feira, 24, o prêmio principal na mostra Um Certo Olhar, competição paralela ao evento. Como no Prêmio do Júri, esta também é a primeira vez que uma produção nacional vence a categoria.

Já, de acordo com a crítica, o longa "The Lighthouse" é o melhor filme do festival. Dirigido por Robert Eggers ("A Bruxa") e com atuações de William Dafoe e Robert Pattinson, o longa é uma produção do brasileiro Rodrigo Teixeira, da RT Features, New Regency e A24.

Confira todos os vencedores do Festival de Cannes:

Palma de Ouro


Gisaengchung (Parasita)

Diretor: Joon-Ho Bong
País: Coréia do Sul

Sinopse: A família de quatro filhos de Ki-taek é próxima, mas todos estão desempregados e têm um futuro sombrio à frente deles. O filho Ki-woo é recomendado por seu amigo, estudante de uma universidade de prestígio, para um trabalho de tutoria bem remunerado, gerando esperanças de uma renda regular. Carregando as expectativas de toda a sua família, Ki-woo dirige-se à casa da família Park para uma entrevista. Chegando na casa do Sr. Park, dono de uma empresa global de TI, Ki-woo conhece Yeon-kyo, a bela jovem da casa. Mas após esse primeiro encontro entre as duas famílias, uma série de infortúnios incontroláveis os espreita.


Grand Prix

Atlantique (Atlântico)

Diretor: Mati Diop
País: França, Senegal e Bélgica

Sinopse: Ao longo da costa do Atlântico, uma torre futurista prestes a ser inaugurada avança sobre um subúrbio de Dakar. Ada, 17, está apaixonada por Souleiman, um jovem trabalhador da construção civil. Mas ela foi prometida a outro homem. Uma noite, Souleiman e seus colegas de trabalho deixam o país por mar, na esperança de um futuro melhor. Vários dias depois, um incêndio arruina o casamento de Ada e uma febre misteriosa começa a se espalhar. Mal sabe Ada que Souleiman retornou.



Melhor Diretor

Le Jeune Ahmed (O Jovem Ahmed)

Diretor: Luc Dardenne
País: Bélgica e França

Sinopse: Na Bélgica, hoje, o destino do jovem Ahmed (13), preso entre os ideais de pureza de seu imame e as tentações da vida.








Melhor Roteiro

Portrait De La Jeune Fille En Feu (Retrato De Uma Dama Em Chamas)

Diretor: Céline Sciamma
Roteirista: Céline Sciamma
País: França

Sinopse: França, 1770. Marianne, uma pintora, é contratada para fazer o retrato de casamento de Héloïse, uma jovem que acabou de deixar o convento. Héloïse é uma noiva relutante e Marianne deve pintá-la sem que ela saiba. Ela a observa de dia, para pintá-la secretamente.




Prêmio do Juri - Empate

Les Misérables (Os Miseráveis)

Diretor: Ladj Ly
País: França

Sinopse: Stephane, recém-chegado de Cherbourg, junta-se à brigada anti-criminalidade de Montfermeil em um bairro sensível dos subúrbios de Paris. Junto de Chris e Gwada, cujos métodos são às vezes "especiais", ele rapidamente descobre as tensões entre os vários grupos da vizinhança. Quando uma prisão começa a ficar fora de controle, um drone está filmando cada movimento que eles fazem.




Bacurau

Diretor: Kleber Mendonça Filho, Juliano Dornelles
País: Brasil e França

Sinopse: Daqui a alguns anos, Bacurau, uma pequena cidade no sertão brasileiro, lamenta a perda de sua matriarca, Carmelita, que viveu até os 94 anos. Dias depois, seus habitantes percebem que sua comunidade desapareceu da maioria dos mapas.






Melhor Atriz

Little Joe (Pequeno Joe)

Diretor: Jessica Hausner
Atriz: Emily Beecham
País: Áustria, Reino Unido e Alemanha

Sinopse: Alice, uma mãe solteira, é uma criadora sênior de plantas em uma empresa envolvida no desenvolvimento de novas espécies. Ela desenvolveu uma flor carmesim muito especial, notável não apenas por sua beleza, mas também por seu valor terapêutico: se mantida à temperatura ideal, alimentada adequadamente e falada regularmente, essa planta deixa seu dono feliz. Contra a política da empresa, Alice leva uma para casa como um presente para seu filho adolescente, Joe. Eles a batizam de "Little Joe", mas à medida que cresce, a suspeita de Alice de que suas novas criações podem não ser tão inofensivas quanto seu apelido sugere.

Melhor ator

Dolor y Gloria (Dor e Glória)

Diretor: Pedro Almodóvar
Ator: Antonio Banderas
País: Espanha

Sinopse: Salvador Mallo, diretor de cinema em seu declínio físico, experimenta uma série de reencontros. Alguns deles na carne, outros como lembranças. Sua infância nos anos 60, quando ele emigrou com seus pais para uma vila em Valência em busca de prosperidade; o primeiro desejo; seu primeiro amor adulto na Madri dos anos 80 e a dor do rompimento enquanto esse amor ainda estava vivo e intenso; escrevendo como a única terapia para esquecer o inesquecível; a descoberta precoce do cinema; e o vazio infinito que cria a incapacidade de continuar fazendo filmes. Ao recuperar seu passado, Salvador encontra a necessidade urgente de recontá-lo e, nessa necessidade, encontra também sua salvação.


Menção Especial

It Must Be Heaven (Deve ser o Céu)

Diretor: Elia Suleiman
Honrado: Elia Suleiman
País: França

Sinopse: ES escapa da Palestina em busca de uma pátria alternativa, apenas para descobrir que a Palestina está atrás dele. A promessa de uma nova vida se transforma em uma comédia de erros: por mais longe que ele viaje, de Paris a Nova York, algo sempre o lembra de sua casa. Do premiado diretor Elia Suleiman, uma saga cômica explorando identidade, nacionalidade e pertencimento, na qual Suleiman faz a pergunta fundamental: onde é o lugar que podemos chamar de lar?


Palma de Ouro Honorária

Alain Delon
Ator Francês
Filmes apresentados no Festival de Cannes:
Mélodie En Sous Sol (Melodia no Subsolo) - 2019
Mr. Klein - 2019
La Prima Notte Di Quiete (A Primeira Noite do Silêncio) - 2019
Rocco E I Suoi Fratelli (Rocco E Seus Irmãos) - 2015
Plein Soleil (Sol Escaldante) - 2013
Belmond, Itineraire... (Belmond, Itinerário...) - 2011
Il Gattopardo (O Leopardo) - 2010
Les Aventuriers (O Último Aventureiro) - 2006
Le Retour de Casanova (O Retorno de Casanova) - 1992
Nouvelle Vague - 1990
Mr. Klein - 1976
William Wilson - 1968
The Girl On Motorcycle (A Garota Na Motocicleta) - 1968
L'Eclisse (O Eclipse) - 1962
Che Gioia Vivere (Que Alegria Viver) - 1961


Palma de Ouro - Curta

The Distance Between Us And The Sky (A Distância Entre Nós E O Céu)

Diretor: Vasilis Kekatos
País: Grécia, França

Sinopse: Noite, estrada nacional. Dois estranhos se encontram pela primeira vez em um antigo posto de gasolina. Um parou para encher a moto, enquanto o outro está encalhado. Na falta dos 22,50 € que ele precisa para chegar em casa, ele tentará vender-lhe a distância que os separa do céu.





Curta de Distinção Especial

Monstruo Dios (Deus Monstro)

Diretor: Agustina San Martin
País: Argentina

Sinopse: Deus é agora uma usina de energia. Em uma noite enevoada, as vacas escapam, uma criança é escolhida e uma garota tenta encontrar a liberdade.

Comentários