Cinema | "Viúva Negra", resenha por Paulo Costa
Cinema | "Um Lugar Silencioso - Parte II", Resenha por Paulo Costa
Cinema | "Os Croods 2: Uma Nova Era", resenha por Paulo Costa e Jurandir Vicari
Play | "Manhãs de Setembro", resenha por Jurandir Vicari
Play | "Rua do Medo: 1978 - Parte 2", resenha por Jurandir Vicari
Play | "A Guerra do Amanhã", resenha por Jurandir Vicari
Play | "Luca", Resenha por Jurandir Vicari
Cinema | "Velozes & Furiosos 9", resenha por Paulo Costa

Festival do Rio: importante festival de cinema pode chegar ao fim


São tempos sombrios para a arte e a cultura no Brasil

Em um apelo divulgado nas redes sociais, um dos mais importantes festivais de cinema do país, o Festival do Rio pode chegar ao fim depois de 20 anos de existência. Em comunicado oficial a organização do evento diz que estão encarando o seu maior desafio em termos financeiro e corre o risco de ser cancelado:

"O Festival do Rio - após 20 anos de existência e sucesso de realização para o audiovisual brasileiro e internacional - passa por seu maior desafio em termos financeiros. 
Estamos buscando apoio junto a várias empresas e parceiros com interesse na viabilidade do Festival do Rio e que apostam também no Estado e na Cidade do Rio de Janeiro.
No entanto, vivemos a possibilidade real de cancelamento do nosso evento, com todas as perdas que tal decisão acarretará para o cinema brasileiro, para todo o mercado audiovisual e ainda para cidade e o país. 
Decidimos tornar pública e oficial esta realidade, pois dentro de poucos dias, chegará o momento de bater o martelo caso não tenhamos os recursos necessários para a realização, ainda que em formato compacto, do Festival do Rio, com data prevista de 7 a 17 de novembro. 
Este é um apelo final!"

Somente esta ano o corte a importantes eventos artísticos e culturais foi ainda mais intenso, principalmente depois que a Petrobrás comunicou a suspensão de financiamento a mais de 13 destes projetos, entre eles a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, o Festival de Cinema de Vitória, o AnimaMundi e o próprio Festival do Rio.

Como forma de resistência, um dos principais festivais de animação do mundo, o AnimaMundi, só aconteceu por conta de uma grande mobilização que acabou por gerar uma campanha de financiamento coletivo, caso contrário a edição 2019 não teria saído do papel.