Cinema | [Especial!] Conversamos com o diretor de "The Flash", Andy Muschietti
Quadrinhos | A origem de Miles Morales nas HQs, por Jackie Cristina
Cinema | [Exclusivo!] Charlize Theron comenta sobre a franquia "Velozes e Furiosos"
Cinema | Warner Bros. inicia a pré-venda de ingressos para "The Flash"
Cinema | "Five Nights At Freddy's - O Pesadelo Sem Fim" ganha teaser inédito e arrepiante
HQ | Conheca "Brzrkr", que conta com participação de Keanu Reeves!

Play | Filmes sobre mães para todos os tipos de mães


Histórias incríveis de mulheres fortes e relacionamentos maternos
Por Paulo Costa

Importante data comemorativa, o Dia das Mães, é aquele dia em que homenageamos as mulheres que abriram mão de muitas noites de sono, dias de descanso. Que abriram mão de muita coisa para cuidar de nós. Elas que nos ensinaram o verdadeiro significado da palavra "amor". Mulheres que nos incentivam a sermos melhores a cada dia.

Temos as mães biológicas, as mães adotivas, as tias-mães, as avós-mães... não importa qual seja o seu conceito, todas são mães, cada qual a sua maneira, e merecem carinho e reconhecimento, hoje e sempre.

Por isso, nada melhor que passar este dia ao lado dessas mãezonas curtindo um filminho com muita pipoca.

Confira a seguir uma lista muito especial com 15 indicações + Bônus especial para maratonar, e o melhor, todos os filmes com links para assistir em alguma plataforma de streaming:
(Para assistir ao trailer dos filmes, basta clicar nos respectivos cartazes)

1. O QUE ESPERAR QUANDO VOCÊ ESTÁ ESPERANDO (EUA / 2012)
What To Expect When You're Expecting | 110 min.

Um guia indispensável para as marinheiras de primeira viagem, o filme inspirado no best-seller de mesmo nome, apresenta diversas historias sobre a gravidez. Holly é uma fotógrafa casada com Alex e quer muito adotar uma criança. Wendy sempre sonhou com o brilho da gestação e, após dois anos de tentativas, enfim está grávida. Entretanto, ela e o marido Gary precisam lidar com a rivalidade do pai dele, Ramsey, que está esperando gêmeos com a jovem Skyler. Jules apresenta um reality show onde os participantes precisam emagrecer e acaba de ganhar a Dança das Celebridades ao lado do parceiro Evan. Eles mantêm um caso há poucos meses e, sem esperar, ela engravida. Há ainda Rosie, uma jovem vendedora de sanduíches que tem relações sexuais com Marco, que trabalha como vendedor em outro trailer. Ela engravida, o que faz com que os dois se aproximem cada vez mais.

Direção: Kirk Jones
Com: Jennifer Lopez, Rodrigo Santoro, Elizabeth Banks, Cameron Diaz, Anna Kendrick, Brooklyn Decker, Dennis Quaid
Onde assistir: Globoplay e Telecine Play


https://www.youtube.com/watch?v=hBk75iW4TDA&t=3s&pbjreload=10
2. TUDO SOBRE MINHA MÃE (Espanha, França / 1999) 
Todo Sobre Mi Madre | 101 min. 

No dia de seu aniversário, Esteban ganha de presente da mãe, Manuela, um ingresso para a nova montagem da peça "Um bonde chamado desejo", estrelada por Huma Rojo. Após o espetáculo, ao tentar pegar um autógrafo de Huma, Esteban é atropelado e morre. Manuela resolve então ir até o pai do menino, que vive em Barcelona, para dar a notícia. No caminho, ela encontra o travesti Agrado, a freira Rosa e a própria Huma Rojo.

Direção: Pedro Almodóvar
Com: Penélope Cruz, Eloy Azorín, Cecilia Roth, Marisa Paredes, Antonia San Juan
Onde assistir
: Amazon Prime Video e Telecine Play


3. QUE HORAS ELA VOLTA? (Brasil / 2015)
Que Horas Ela Volta? | 112 min.
 

No elogiado e premiado filme nacional, a pernambucana Val se mudou para São Paulo a fim de dar melhores condições de vida para sua filha Jéssica. Com muito receio, ela deixou a menina no interior de Pernambuco para ser babá de Fabinho, morando integralmente na casa de seus patrões. Treze anos depois, quando o menino vai prestar vestibular, Jéssica lhe telefona, pedindo ajuda para ir à São Paulo, no intuito de prestar a mesma prova. Os chefes de Val recebem a menina de braços abertos, só que quando ela deixa de seguir certo protocolo, circulando livremente, como não deveria, a situação se complica. 

Direção: Anna Muylaert
Com: Regina Casé, Camila Márdila, Michel Joelsas, Karine Teles, Lourenço Mutarelli 
Onde assistir: Telecine Play e Globoplay


https://www.youtube.com/watch?v=IAF5VUcivng&t=6s
4. DUMPLIN' (EUA / 2019)
Dumplin' | 110 min.

Nesta divertida e emocionante produção Original Netflix, Willowdean Dickson, é uma jovem acima do peso e bastante confiante com o próprio corpo, apesar de não ter o respeito de sua mãe, uma ex-miss. Quando se apaixona pelo atleta Bo e começa a ter inseguranças, Will decide entrar num concurso de beleza como forma de protesto.

Direção: Anne Fletcher 
Com: Danielle Macdonald, Jennifer Aniston, Odeya Rush, Bex Taylor-Klaus, Luke Benward
Onde assistir: Netflix


5. BIRD BOX (EUA / 2018)
Bird Box | 112 min.

Para as mamães que adoram um suspense de grudar na poltrona, este é uma boa pedida. Baseado no elogiado livro "Caixa de Passaros", em um mundo pós-apocalíptico, Malorie e seus filhos precisam chegar em um refúgio para escapar do Problema, criaturas que ao serem vistas fazem pessoas se tornarem extremamente violentas. De olhos vendados para não serem afetados, a família segue o curso de um rio para chegar à segurança.

Direção: Susanne Bier
Com: Sandra Bullock, Trevante Rhodes, John Malkovich, Rosa Salazar, Danielle Macdonald, Sarah Paulson
Onde assistir: Netflix



https://www.youtube.com/watch?v=hPtN2zU7AX0
6. MAMMA MIA! - O FILME (EUA, Reino Unido, Alemanha / 2008)
Mamma Mia! | 110 min.

Adaptação para os cinemas do grande sucesso da Broadway, embalado pelas eternas canções do Abba, a trama se passa em 1999, na ilha grega de Kalokairi. Sophie está prestes a se casar e, sem saber quem é seu pai, envia convites para Sam Carmichael, Harry Bright e Bill Anderson. Eles vêm de diferentes partes do mundo, dispostos a reencontrar a mulher de suas vidas: Donna, mãe de Sophie. Ao chegarem Donna é surpreendida, tendo que inventar desculpas para não revelar quem é o pai da jovem que está prestes a subir ao altar.

Direção: Phyllida  Lloyde
Com: Meryl Streep, Amanda Seyfried, Colin Firth, Pierce Brosnan, Stellan Skarsgard
Onde assistir: Netflix e Telecine Play


7. MINHAS MÃES E MEU PAI (EUA / 2010)
The Kids Are All Right | 104 min.
 

Dois irmãos adolescentes, Joni e Laser, são filhos do casal de lésbicas Jules e Nic, concebidos através da inseminação artificial de um doador anônimo. Contudo, ao completar a maioridade, Joni encoraja o irmão a embarcar numa aventura para encontrar o pai biológico sem que as mães saibam. Quando Paul aparece tudo muda, já que logo ele passa a fazer parte do cotidiano da família.

Direção: Lisa Cholodenko
Com: Juliane Moore, Annette Bening, Mark Ruffalo, Mia Wasikowska, Josh Hutcherson
 
Onde assistir: Amazon Prime Video


https://www.youtube.com/watch?v=EcppxYGh7Pg
8. NUNCA MAIS (EUA / 2002)
Enough | 115 min.

Slim é uma dedicada garçonete que tem sua vida transformada por completo após se casar com Mitch, um empresário milionário. Ela deixa o trabalho e se adequa a uma tranquila vida com as posses do marido, juntamente com Gracie, sua filha de 5 anos. Entretanto, logo Slim percebe que seu marido não tem nada de perfeito, abusando dela cada vez mais. Cansada, Slim decide ir embora, juntamente com Gracie, para um lugar onde possa recomeçar sua vida. Porém, Mitch parte em sua busca e volta a ameaçá-la, fazendo com que Slim tenha que se preparar física e mentalmente para confrontá-lo e pôr um fim nas ameaças. 

Direção: Michael Apted
Com: Jennifer Lopez, Bill Campbell, Juliette Lewis, Tessa Allen 
Onde assistir: Netflix


https://www.youtube.com/watch?v=JtNAwULkhH8
9. FALA SÉRIO, MÃE! (BRASIL / 2017)
Fala Sério, Mãe! | 119 min.

Ângela Cristina, mãe da adolescente Maria de Lourdes, está tendo a experiência de guiar sua filha durante uma das fases mais complicadas da vida. Ela vive uma montanha-russa de emoções, com medos, frustrações e um caminhão de queixas para descarregar. Por outro lado, Malu, como prefere ser chamada, também tem suas insatisfações. Teimosa, sofre com os cuidados excessivos e com o jeito conservador da mãe.

Direção: Pedro Vasconcelos
Com: Ingrid Guimarães, Larissa Manoela, Duda Batista, Marcelo Laham, João Guilherme Avila,  Cristina Pereira, Fabio Jr., Paulo Gustavo
Onde assistir: Telecine Play e Globoplay



https://www.youtube.com/watch?v=lSTdvGy3UNs&t=43s
10. ERIN BROCKOVICH - UMA MULHER DE TALENTO (EUA / 2000)
Erin Brockovich | 131 min.

Erin é a mãe de três filhos que trabalha num pequeno escritório de advocacia. Quando descobre que a água de uma cidade no deserto está sendo contaminada e espalhando doenças entre seus habitantes, convence seu chefe a deixá-la investigar o assunto. A partir de então, utilizando-se de todas as suas qualidades naturais, desde a fala macia e convincente até seus atributos físicos, consegue convencer os cidadãos da cidade a cooperarem com ela, fazendo com que tenha em mãos um processo de 333 milhões de dólares. 

Direção: Steven Soderbergh
Com: Julia Roberts, Aaron Eckhart, Albert Finney, Cherry Jones 
Onde assistir: Claro Video



11. LADO A LADO (EUA / 1999)
Stepmom | 125 min.

Uma jovem de doze anos e um garoto de sete, filhos de pais separados, não aceitam a nova namorada de seu pai, uma bela e renomada fotógrafa. O garoto ainda tolera a situação, mas a adolescente não se conforma com a separação e com fato de seu pai e a namorada viverem juntos, pois isto significa que as chances de reconciliação de seus pais se tornam quase nulas. Por sua vez, a mãe das crianças ainda alimenta esta briga, fazendo o gênero "mãe perfeita". A fotógrafa faz de tudo para agradar as crianças, chegando ao ponto de dar tanta atenção aos enteados que acaba perdendo o emprego, pois deixou de ser a profissional competente que era. Até que uma notícia inesperada muda completamente a relação entre os familiares.

Direção: Chris Columbus
Com: Susan Sarandon, Julia Roberts, Ed Harris, Jena Malone, Liam Aiken
Onde assistir: HBO GO


https://www.youtube.com/watch?v=7R2TLqmo4u4
12. PHILOMENA (REINO UNIDO, FRANÇA, EUA / 2014)
Philomena | 98 min.

Irlanda, 1952. Philomena Lee (Judi Dench) é uma jovem que tem um filho recém-nascido quando é mandada para um convento. Sem poder levar a criança, ela o dá para adoção. A criança é adotada por um casal americano e some no mundo. Após sair do convento, Philomena começa uma busca pelo seu filho, junto com a ajuda de Martin Sixsmith (Steve Coogan), um jornalista de temperamento forte. Ao viajar para os Estados Unidos, eles descobrem informações incríveis sobre a vida do filho de Philomena e criam um intenso laço de afetividade entre os dois.

Direção: Stephen Frears
Com: Judi Dench, Steve Coogan, Anna Maxewell Martin, Peter Hermann
Onde assistir: Telecine Play


https://www.youtube.com/watch?v=uOjeD6K469Y
13. BENZINHO (BRASIL, URUGUAI / 2018)
Benzinho | 98 min.

O primogênito de uma família de classe média é convidado para jogar handebol na Alemanha e lança sua mãe em uma espiral de sentimentos pois, além de ajudar a problemática irmã, lidar com as instabilidades do marido e se desdobrar para dar atenção ao seus outros filhos, ela terá de enfrentar sua partida antes de estar preparada para tal.

Direção: Gustavo Pizzi
Com: Karine Teles, Adriana Esteves, Otâvio Müller, Konstatinos Sarris, Cesar Tronocos, Arthur Teles Pizzi, Francisco Teles Pizzi, Luan Teles, Mateus Solano, Vicente Demori
Onde assistir: Telecine Play


https://www.youtube.com/watch?v=qacQrxVl0Xo
14. UM SONHO POSSÍVEL (EUA / 2010)
The Blind Side | 129 min.

Michael Oher era um jovem negro, filho de uma mãe viciada e não tinha onde morar. Com boa vocação para os esportes, um dia ele foi avistado pela família de Leigh Anne Tuohy, andando em direção ao estádio da escola para poder dormir longe da chuva. Ao ser convidado para passar uma noite na casa dos milionários, Michael não tinha ideia que aquele dia iria mudar para sempre a sua vida, tornando-se mais tarde um astro do futebol americano.

Direção: Jonh Lee Hancock
Com: Sandra Bullock, Quinton Aaron, Tim McGraw, Kathy Bates, Lily Collins
Onde assistir: HBO GO


https://www.youtube.com/watch?v=36_LoxhMRRw
15. O MAIOR AMOR DO MUNDO (EUA / 2016)
Mother's Day | 119 min.

Nesta comédia romântica, várias histórias associadas à maternidade se cruzam: Sandy é uma mãe solteira com dois filhos, Bradley é um pai solteiro com uma filha adolescente, Jesse tem uma história complicada com a sua mãe, Kristin nunca conheceu a sua mãe biológica e Miranda é uma escritora de sucesso que abre mão de ter filhos para se dedicar à carreira.

Direção: Garry Marshall
Com: Julia Roberts, Jennifer Aniston, Kate Hudson, Britt Robertson, Jason Sudeikis, Shay Mitchell, Timothy Olyphant, Jennifer Garner
Onde assistir: Netflix

BONUS. MINHA MÃE É UMA PEÇA - TRILOGIA

https://www.youtube.com/watch?v=HrST-4WLlbA
MINHA MÃE É UMA PEÇA - O FILME (BRASIL / 2013)
Minha Mãe é uma Peça - O Filme | 85 min.

Dona Hermínia é uma mulher de meia idade, divorciada do marido, que a trocou por uma mais jovem. Hiperativa, ela não larga o pé de seus filhos Marcelina e Juliano, sem se dar conta que eles já estão bem grandinhos. Um dia, após descobrir que eles consideram ela uma chata, resolve sair de casa sem avisar para ninguém, deixando todos, de alguma forma, preocupados com o que teria acontecido. Mal sabem eles que a mãe foi visitar a querida tia Zélia para desabafar com ela suas tristezas do presente e recordar os bons tempos do passado.

Direção: André Pellenz
Com: Paulo Gustavo, Mariana Xavier, Rodrigo Pandolfo, Herson Capri, Alexandra Richter, Suely Franco, Ingrid Guimarães, Mônica Martelli, Lucas Cordeiro, Bruno Bebianno
Onde assistir: Telecine Play e Globo Play

https://www.youtube.com/watch?v=9hyLbCV0Dxo
MINHA MÃE É UMA PEÇA 2 (BRASIL / 2016)
Minha Mãe é uma Peça 2 | 96 min.

Dona Hermínia está de volta, desta vez rica, pois passou a apresentar um bem-sucedido programa de TV. Porém, a personagem superprotetora vai ter que lidar com o ninho vazio, afinal Juliano e Marcelina resolvem criar asas e sair de casa. Para balancear, Garib, o primogênito, chega com o neto. E ela também vai receber uma longa visitinha da irmã Lucia Helena, a ovelha negra da família, que mora há anos em Nova York.

Direção: César Rodrigues
Com: Paulo Gustavo, Mariana Xavier, Rodrigo Pandolfo, Herson Capri, Alexandra Richter, Bruno Bebianno, Patricya Travassos, Suely Franco, Samantha Schmütz
Onde assistir: Telecine Play e Globo Play

https://www.youtube.com/watch?v=xpsjG3f6s4A&t=2s
MINHA MÃE É UMA PEÇA 3 (BRASIL / 2013)
Minha Mãe é uma Peça 3 | 105 min.

Desta vez Dona Hermínia vai ter que se redescobrir e se reinventar porque seus filhos estão formando novas famílias. Essa supermãe vai ter que segurar a emoção para lidar com um novo cenário de vida: Marcelina está grávida e Juliano vai casar. Dona Hermínia está mais ansiosa do que nunca! Para completar as confusões, Carlos Alberto, seu ex-marido, que esteve sempre por perto, agora resolve se mudar para o apartamento ao lado.

Direção: Susana Garcia
Com: Paulo Gustavo, Mariana Xavier, Rodrigo Pandolfo, Herson Capri, Alexandra Richter, Bruno Bebianno, Patricya Travassos, Suely Franco, Samantha Schmütz, Lucas Cordeiro
Onde assistir: disponivel para loacação digital, consulte a plataforma de sua preferência