Cinema | [Especial!] Conversamos com o diretor de "The Flash", Andy Muschietti
Quadrinhos | A origem de Miles Morales nas HQs, por Jackie Cristina
Cinema | [Exclusivo!] Charlize Theron comenta sobre a franquia "Velozes e Furiosos"
Cinema | Warner Bros. inicia a pré-venda de ingressos para "The Flash"
Cinema | "Five Nights At Freddy's - O Pesadelo Sem Fim" ganha teaser inédito e arrepiante
HQ | Conheca "Brzrkr", que conta com participação de Keanu Reeves!

Play | Amor é Amor: Dia do Orgulho LGBTQIA+


Celebração e conscientização: a representatividade LGBTQIA+ em filmes, séries e documentários
Por Paulo Costa

Reconhecido e comemorado mundialmente desde 1969, o 28 de junho é um dia muito importante para a população LGBTQIA+. A data marca os 51 anos da Revolta de Stonewall, onde uma série de protestos se tornou símbolo da luta de gays, lésbicas, travestis... contra investidas violentas da policia local de Nova York. 

Mesmo com todos os avanços alcançados nos direitos dos LGBTQIA+, a data vai muito além do que apenas um dia de orgulho e comemoração, é também um momento de reflexão e conscientização. Vale lembrar que atualmente, o Brasil é o país que mais mata pessoas por homofobia e transfobia. São crimes motivados por ódio e discriminação, segundo estudos do Grupo Gay da Bahia (GGB). Essa pesquisa se baseia principalmente em informações que são veiculadas pelos meios de comunicação, por conta disto, o número de vitimas pode ser ainda maior, uma vez que muitos casos não chegam à mídia.

No cinema e na TV não poderia ser diferente, existem diversas obras que abordam temas pertencentes a cultura Queer e, por isso, fizemos uma lista com várias dicas, seja para rir, se emocionar, maratonar e conhecer histórias reais...

Afinal, parafraseando Lulu Santos: "consideramos justa toda forma de amor"

(Para assistir ao trailer dos filmes, basta clicar nos respectivos cartazes)

PLATAFORMAS GRATUITAS



A plataforma, disponibiliza curtas e longas-metragens, peças de teatro e programas temáticos que já foram exibidos no maior festival de cultura LGBTQIA+ da America latina, o Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade, além de uma coletânea com os filmes que foram exibidos no tradicional Show do Gongo.




Criada pela ONG Vote LGBT, a plataforma disponibiliza focada especialmente em curtas metragens, disponibiliza os filmes gratuitamente e ainda oferece link para que os usuários possam subir seu próprio material. Todos filmes foram todos dirigidos por cineastas LGBT+ brasileiros que tem a comunidade como tema.
 



FILMES

THE NORMAL HEART (EUA / 2014)
The Normal Heart | 132 min.

1981. Uma doença misteriosa se alastra pelos Estados Unidos, com alto grau de mortalidade: cerca de 50% dos infectados acabam falecendo. Como a imensa maioria é homossexual, ela logo é apelidada de "câncer gay" e, por preconceito, não recebe a devida atenção do governo norte-americano. Decidido a fazer com que as pessoas tomem conhecido sobre a epidemia causada pela AIDS, o escritor Ned Weeks decide ir aos diversos veículos de comunicação para falar sobre o tema. Entretanto, a raiva contida em suas declarações assustam até mesmo seus colegas na organização não-governamental que presta auxílio aos infectados. Ao seu lado, Ned conta apenas com o apoio da médica Emma Brokner, que também está alarmada com a gravidade da situação.

Direção: Ryan Murphy
Com: Mark Ruffalo, Julia Roberts, Matt Bommer, Jim Parsons, Jonathan Groff, Alfred Molina, Taylor Kitsch
Onde assistir: HBO Go


RAFIKI (Africa do Sul, Quênia, França / 2019)
Rafiki | 82 min.

Kena e Ziki são grandes amigas e, embora suas famílias sejam rivais políticas, as duas continuaram juntas ao longo dos anos, apoiando uma a outra na batalha pela conquistas de seus sonhos. A relação de amizade transforma-se em um romance que passa a afetar a rotina da comunidade conservadora em que vivem. As jovens terão que escolher entre experimentar o amor que partilham, ou se distanciar em função de uma vida segura.

Direção: Wanuri Hahiu
Com: Samantha Mugatsia, Sheila Munyiva, Nini Wacera, Jimmi Gathu, Patricia Amira
Onde assistir: Telecine Play


120 BATIMENTOS POR MINUTO (França / 2018)
120 Battements Par Minute | 143 min.

França, início dos anos 1990. O grupo ativista Act Up está intensificando seus esforços para que a sociedade reconheça a importância da prevenção e do tratamento em relação a Aids, que mata cada vez mais há uma década. Recém-chegado ao grupo, Nathan logo fica impressionado com a dedicação de Sean, apesar de seu estado de saúde delicado.

Direção: Robin Campillo
Com: Arnaud Valois, Nahuel Pérez Biscayart, Adele Haenel, Felix Maritaud, Antoine Reinartz
Onde assistir: Globo Play


https://www.youtube.com/watch?v=lpHKXyko358&pbjreload=10
HOJE EU QUERO VOLTAR SOZINHO (Brasil / 2014)
Hoje Eu Quero Voltar Sozinho | 92 min.

Leonardo, um adolescente cego, tenta lidar com a mãe superprotetora ao mesmo tempo em que busca sua independência. Quando Gabriel chega na cidade, novos sentimentos começam a surgir em Leonardo, fazendo com que ele descubra mais sobre si mesmo e sua sexualidade.

Direção: Daniel Ribeiro
Com: Ghilherme Lobo, Fabio Audi, Tess Amorim, Selma Egrei, Lucia Romano, Eucir de Souza
Onde assistir: Netflix ou garantir a sua versão em DVD ou Blu-Ray em uma relançamento especial que a Imovision esta fazendo, para comprar basta acessar a loja virtual


STONEWALL - ONDE O ORGULHO COMEÇOU (EUA / 2016)
Stonewall | 129 min.

No fim dos anos 1960, o adolescente Danny Winters é expulso de casa e começa a descobrir novas ideias políticas e as dificuldades da vida adulta, às vésperas da rebelião de Stonewall, quando lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros enfrentaram a polícia de Nova York. O ato culminou na Parada Gay, que hoje se espalhou pelo mundo.

Direção: Roland Emmerich
Com: Jeremy Irvine, Jonny Beauchamp, Caleb Landry Jones, Ron Pealman,  Jonathan Rhys-Meyers
Onde assistir: Telecine Play e Globo Play


https://www.youtube.com/watch?v=CrzK0Qo8_hg
O CONFEITEIRO (Israel, Alemanha / 2018)
The Cakemaker | 109 min.

Thomas é um alemão dono de uma confeitaria que viaja para Jerusalém em busca da esposa e filho de Oren, seu amante morto. Ao chegar lá ele começa a trabalhar para a viúva de seu amante, que não tem ideia de que eles compartilham uma tristeza sem nome sobre o mesmo homem.  

Direção: Ofir Raul Graizer
Com: Tim Kalkhof, Roy Miller, Sarah Adler
Onde assistir: Telecine Play


GIRL (Belgica / 2019)
Girl | 105 min.

Lara é uma jovem menina de quinze anos, seu maior sonho é tornar-se uma bailarina profissional e, com a ajuda do pai, ela busca uma nova escola de dança para desenvolver sua técnica. No entanto, a menina encontra dificuldades para adaptar-se aos movimentos executados nas aulas por conta de sua estrutura óssea e muscular, já que Lara nasceu no corpo de um menino.

Direção: Lukas Dhont
Com: Victor Polster, Arieh Worthalter, Katelijne Damen
Onde assistir: Netflix


https://www.youtube.com/watch?v=kJKdWIHu1D4&pbjreload=10
COMO ESQUECER (Brasil / 2010)
Como Esquecer | 98 min.

Júlia é professora de literatura inglesa e não se conforma de ter sido abandonada por sua companheira Antônia depois de 10 anos de relacionamento. Agora, de mal com a vida, ela luta para enfrentar os fantasmas das recordações e para isso vai contar com o apoio do amigo Hugo, um gay viúvo, com quem irá dividir um novo lar e tentar aprender que a vida segue em frente e os sentimentos perduram.

Direção: Malu de Martino
Com: Ana Paula Arósio, Murilo Rosa, Natalia Lage, Bianca Comparato
Onde assistir: Amazon Prime Video


https://www.youtube.com/watch?v=2YdJUorviNA&t=6s
HOLDING THE MAN (Austrália / 2015)
Holding the Man | 128 min.

Tim e John se apaixonam enquanto adolescentes. John era o capitão do time de futebol americano e Tim um aspirante a ator, desempenhando um papel menor em Romeu e Julieta. O romance perdurou por 15 anos, a despeito de tudo que a vida lhes ofereceu - separações, discriminações, tentações, ciúmes e perdas.

Direção: Neil Armfield
Com: Ryan Corr, Craig Stott, Kerry Fox
Onde assistir: Netflix


TRÊS FORMAS DE AMAR (EUA / 1994)
Threesome | 90 min.

Devido a um erro de computador, uma jovem é encaminhada ao alojamento masculino da universidade, onde irá dividir o quarto com dois rapazes e juntos formarão um inesperado triângulo amoroso, assim começa a história de Eddy, Alex e Stuart. A aspirante a atriz Alex traz uma mudança na vida sexual de Stuart e Eddy. Rapidamente Stuart tenta seduzi-la, mas descobre que ela está realmente interessada em seu amigo, Eddy. Mas Eddy tem desejos que até ele mesmo desconhece, o que vira uma verdadeira confusão, e vivem uma história de amor onde três não são demais.

Direção: Andrew Fleming
Com: Lara Flynn Boyle, Stephen Baldwin, Josh Charles
Onde assistir: HBO Go


https://www.youtube.com/watch?v=ExsKkaCRKi4&t=5s&pbjreload=10
CAROL (EUA, Reino Unido / 2015)
Carol | 118 min.

A jovem Therese Belivet tem um emprego entediante na seção de brinquedos de uma loja de departamentos. Um dia, ela conhece a elegante Carol Aird, uma cliente que busca um presente de Natal para a sua filha. Carol, que está se divorciando de Harge, também não está contente com a sua vida. As duas se aproximam cada vez mais e, quando Harge a impede de passar o Natal com a filha, Carol convida Therese a fazer uma viagem pelos Estados Unidos.

Direção: Todd Haynes
Com: Cate Blanchett, Rooney Mara, Kyle Chandler
Onde assistir: Netflix 


https://www.youtube.com/watch?v=G6QeqCqkrmk
O MAU EXEMPLO DE CAMERON POST (EUA / 2018)
The Miseducation of Cameron Post | 91 min.

Flagrada pelo namorado transando com a melhor amiga em pleno baile de formatura, Cameron Post é enviada pela tia para um centro religioso que afirma curar jovens atraídos pelo mesmo sexo, mas para se submeter ou não ao suposto tratamento, a adolescente precisa antes descobrir quem é de fato. 

Direção: Desiree Akhavan
Com: Chloe Grace Moretz, Sasha Lane, John Gallagher Jr., Forrest Goddluck
Onde assistir: Telecine Play



https://www.youtube.com/watch?v=zHobESMDhwQ&pbjreload=10
ADEUS, MINHA RAINHA (França, Espanha / 2011)
Les Adieux à la Reine |  109 min.

Julho de 1789, alvorecer da Revolução Francesa. A vida no Palácio de Versalhes continua imprudente e descontraída, distante do tumulto que reina em Paris. Quando a notícia da tomada da Bastilha chega à Corte, nobres e servos fogem desesperados, abandonando o Rei Luís XVI e Maria Antonieta. Sidonie Laborde, jovem leitora totalmente devotada à Rainha, não acredita no que ouve e permanece perto de sua adorada, confiante de que nada lhes acontecerá. 

Direção: Benoît Jacquot
Com: Diane Kruger, Léa Seydoux, Xavier Beauvois
Onde assistir: Amazon Prime Video


https://www.youtube.com/watch?v=t50XHMvNk3M
PARAÍSO PERDIDO (Brasil / 2018)
Paraíso Perdido | 110 min.

Paraíso Perdido é um clube noturno gerenciado por José e movimentado por apresentações musicais de seus herdeiros. O policial Odair se aproxima da família ao ser contratado para fazer a segurança do jovem talento Ímã, neto de José e alvo frequente de homofóbicos, e aos poucos o laço entre o agente e o clã de artistas românticos vai se revelando mais e mais forte, com ligações surpreendentes.

Direção: Monique Gardenberg
Com: Jaloo, Lee Taylor, Erasmo Carlos, Julio Andrade, Hermila Guedes, Humberto Carrão, Marjorie Estiano, Seu Jorge
Onde assistir: Netflix


https://www.youtube.com/watch?v=msJuWL9ckYI
MARVIN (França, 2018) 
Marvin ou la Belle Education | 114 min.

Martin Clement, nascido Marvin Bijou, escapou da aldeia onde morava com o pai tirano e a mãe que o renunciava. Apaixonado por teatro, ele junta aliados para conseguir fazer com que seus sonhos virem realidade. Desde a diretora de sua escola até Isabelle Huppert, ele arrisca tudo para conseguir produzir seu show e alcançar o sucesso.

Direção: Anne Fontaine
Com: Finnegan Oldfield, Grégory Gadebois, Catherine Mouchet
Onde assistir: Looke


https://www.youtube.com/watch?v=ob8oFkpTkrc
BOY ERASED: UMA VERDADE ANULADA (EUA / 2018)
Boy Erased | 115 min.

O jovem Garrard de apenas 19 anos mora numa pequena cidade conservadora do Arkansas. Ele é gay e filho de um pastor da igreja batista. Chega um momento em que ele é confrontado pela família, ou arrisca perder sua família e amigos ou entra num programa de terapia que busca a "cura" da homossexualidade. 

Direção: Joel Edgerton
Com: Lucas Hedges, Nicole Kidman, Russell Crowe, Flea, Joel Edgerton
Onde assistir: Telecine Play


DOCUMENTÁRIOS

REVELAÇÃO (EUA/ 2020)
Disclosure | 100 min.

O documentário oferece um novo olhar sobre a representatividade trans nos filmes, na televisão e seu impacto na vida americana. Nomes influentes da arte e do pensamento transgêneros analisam o impacto de Hollywood na comunidade trans.

Direção:  Sam FederDepoimentos: Laverne Cox, Lilly Wachowski, Kamie Clayton, Chaz Bono, MJ Rodriguez, Leo Sheng, Yance Ford
Onde assistir: Netflix


https://www.youtube.com/watch?v=Ny98d_zkMVk
SÃO PAULO EM HI-FI  (Brasil / 2016)
São Paulo em Hi-Fi | 111 min.

O documentário apresenta histórias das noites gays em São Paulo nas décadas de 1960, 1970 e 1980. Fazendo uma viagem no passado, os personagens mostram as histórias das dançarinas e transformistas que se apresentavam nas famosas casas noturnas que marcaram época e tudo o que elas tiveram que passar, como a imposição da ditadura e a famosa explosão da Aids. 

Direção:  Lufe Steffen
Depoimentos: Elisa Mascaro, João Silvério Trevisan, Kaká di Polly, Celso Curi
Onde assistir: Looke

 

https://www.youtube.com/watch?v=XijRv5g0QCA
ATRÁS DA ESTANTE (EUA / 2019)
Circus of Books | 90 min.

Em 1976, Karen e Barry Mason haviam passado por momentos difíceis e estavam procurando uma maneira de sustentar sua jovem família quando responderam a um anúncio no Los Angeles Times. Larry Flynt estava procurando distribuidores para a Revista Hustler. O que era esperado para ser uma breve linha lateral levou a tornarem-se totalmente imersos na comunidade LGBT, ao assumirem uma loja local, o Circus of Books. Uma década depois, eles se tornaram os maiores distribuidores de pornô gay nos EUA. O documentário enfoca a vida dupla que levaram, tentando manter o equilíbrio de ser pais em um momento em que a cultura LGBT ainda não era aceita.

Direção: Rachel Mason
Depoimentos: Karen Mason, Barry Mason, Larry Flynt, Rachel Mason, Jeff Stryker, Alaska Thunderfuck 5000
Onde assistir: Netflix


https://www.youtube.com/watch?v=-QHqG4g22Ek
QUEM VAI ME AMAR AGORA?  (Israel, Reino Unido / 2018)
Who's Gonna Love Me Now? | 60 min.

Após ser diagnosticado com HIV e ter falhado com todas as expectativas da sua conservadora familia israelense, Saar, Saar, ex-integrante do exército israelense de 39 anos, encontra exílio em Londres. Porém, sua vontade de retornar só continua crescendo. O documentário se desenrola quando seus familiares tentam superar os seus preconceitos.

Direção: Barak Heymann e Tomer Heymann
Depoimentos: Saar Maoz
Onde assistir: Globoplay


https://www.youtube.com/watch?v=OH3iXzEfrPY&pbjreload=10
SECRETO E PROIBIDO (EUA / 2020)
A Secret Love | 83 min.

O documentário relata a jornada de duas mulheres, em 1947, Pat Henschel e a jogadora profissional de beisebol Terry Donahue, que contrariaram todas as regras da sociedade e se apaixonaram, decindindo viver esse amor secretamente. Em uma época que lésbicas eram atacadas nas ruas, demitidas ou tinham suas vidas tiradas, Pat e Terry relatam sua história e como conseguiram fazê-la durar por 65 anos mesmo com tantos desafios. 

Direção:  Chris Bolan
Depoimentos: Pat Henschel, Terry Donahue
Onde assistir: Netflix


https://www.youtube.com/watch?v=kebhrgsQhdY&pbjreload=10
PROP 8: O CASAMENTO GAY EM JULGAMENTO (EUA / 2015)
The Case Against 8 | 112 min.

O documentário acompanha um dos principais processos pelos direitos civis nos Estados Unidos, investigando o importante julgamento que foi responsável por derrubar a emenda constitucional que bania o casamento homossexual na Califórnia. Dois casais que estavam no centro de processo se unem para levar o caso até a Suprema Corte, e conseguem a aliança de dois importantes advogados, cuja união foi de extrema importante para a conquista da derrubada da emenda.

Direção: Ben Cotner e Ryan White
Depoimentos: Christopher D. Dusseault, Jeffrey J. Zarrillo, Ted Olson
Onde assistir: Globoplay


A MORTE E A VIDA DE MARSHA P. JOHNSON (EUA/ 2017)
The Death and Life of Marsha P. Johnson | 105 min.

Documentário sobre o legado político deixado por Marsha P. Johnson, a estrela da TV americana e lendária figura do gueto gay de Nova York, conhecida por muitos como a "Rosa Parks do mundo LGBT". Ao lado de Sylvia Rivera, Marsha foi a responsável por fundar a Transvestites Action Revolutionaries, um grupo de ativistas trans do país.

Direção: David France
Depoimentos: Victoria Cruz, Randy Wicler, Michael Baden, Karla Jay, Chelsea Goodwin
Onde assistir: Netflix


PARA MARATONAR

https://www.youtube.com/watch?v=EdVfhc1cdM8
CINEMA DIVERSIDADE (Brasil / 2017)
Cinema Diversidade 

Um retrato sobre o trabalho de um grupo de cineastas brasileiros que decidiram se dedicar exclusivamente para a realização de filmes relacionados à temática LGBT. Por meio de entrevistas, depoimentos e trechos das obras de alguns diretores, um panorama da produção de cinema LGBT do país é formado. 

Criação: Lufe Steffen
Temporadas1 
Total de episódios: 10 (25 min. cada)
Onde assistir: Amazon Prime Video


QUEER EYE (EUA/ 2018)
Queer Eye

O reality show acompanha os Fab Five (Cinco Fabulosos): o chef de cozinha Antoni Porowski; o designer de moda Tan France; o cabeleireiro e grooming expert Jonathan Van Ness; o decorador Bobby Berk; e o especialista em cultura Karamo Brown. Em cada episódio, o grupo usa seus conhecimentos para ajudar diferentes pessoas a lidar com as próprias inseguranças e, assim, recuperar a autoestima. Além das dicas de estilo e comportamento, a série mostra de perto as transformações vividas pelos participantes.

Criação: David Collins 
ApresentaçãoAntoni Porowski, Bobby Berk, Jonathan Van Ness, Karamo Brown, Tan France
Temporadas: 5
Total de episódios: 42 (45 min. cada)
Onde assistir: Netflix


EUPHORIA  (EUA/ 2020)
Euphoria

A série acompanha a vida de Rue, uma adolescente de 17 anos dependente química que acaba de sair da reabilitação. A medida que ela tenta voltar à rotina, percebe que seus colegas de escola também enfrentam os próprios desafios, envolvendo sexo, drogas, traumas e mídias sociais.

Criação: Sam Levinson 
Com: Zendaya, Jacob Elord, Hunter Schafer, Sydney Sweeney, Algee Smith, Storm Reid
Temporadas1
Total de episódios: (50 min. cada)
Onde assistir: HBO Go


HOLLYWOOD (EUA/ 2020)
Hollywood

A série acompanha um grupo de aspirantes a atores e cineastas em Hollywood após a Segunda Guerra Mundial, enquanto tentam chegar a Tinseltown - não importa o custo. Cada personagem oferece uma visão única por trás da cortina dourada da Era de Ouro de Hollywood, destacando os sistemas injustos e preconceitos de raça, gênero e sexualidade que continuam até hoje.

Criação: Ryan Murphy e Ian Brennan
ComDavid Corenswet, Darren Cris, Laura Harrier, Jake Picking, Jeremy Pope, Samara Weaving, Jim Parsons, Joe Mantello, Holland Taylor, Dylan McDermott, Patti LuPone
Temporadas1
Total de episódios: (50 min. cada)
Onde assistir: Netflix


https://www.youtube.com/watch?v=JcghPPm0Ix8
TODXS NÓS (Brasil / 2020)
Todxs Nós

Após fugir para São Paulo em busca de seu sonho de viver como cartuniste, grafiteire e tatuadore, Rafa pede abrigo no apartamento de seu primo Vini, onde também mora Maia. Cada qual a partir de suas próprias experiências, es três procuram afirmar suas identidades, encontrar seus próprios caminhos e um espaço onde haja lugar e respeito para todes. 

Criação: Vera Egito, Heitor Dhalia e Daniel Ribeiro
Com: Clara Gallo, Kelner Macêdo, Juliana Gerais, Gilda Nomacce
Temporadas1
Total de episódios: 8 (30 min. cada)
Onde assistir: HBO GO


https://www.youtube.com/watch?v=7W72rCWYNi4
MEUS 2 AMORES (França / 2018)
J'ai Deux Amours

 Aos 35 anos, Hector reencontra sua paixão de infância, Louise, esse encontro faz com que seus sentimentos por ela voltem à tona instantaneamente. Mas tem um problema, ele é gay e tem se relacionado com um homem por anos. Hector logo se dá conta que não é capaz de escolher entre Louise e Jérémie. Por quanto tempo Hector será capaz de manter sua angustiante vida dupla? 

Criação: Clément Michel
Com: Camille Chamoux, Catherine Salée, François Vincentelli, Julia Faure, Olivier Barthélémy
Temporadas: 1
Total de episódios: 3 (49 min. cada)
Onde assistir: Looke