Cinema | Alpha Filmes inaugura Cine Drive-In em Barueri
Play | "Mulan", por Paulo Costa (Resenha)
Music | Alan Parker e "The Commitments - Loucos Pela Fama", por Rodrigo Fidalgo (Resenha)
Séries | "Boca a Boca", por Jurandir Vicari (Resenha)
Literatura | Chegou ao Brasil a nova fase dos Mutantes mais famosos da Marvel
Replay | "Whisky", por Rodrigo Fidalgo (Resenha)
Play | "SCOOBY! O Filme", por Jurandir Vicari (Resenha)

Cinema | "Lua de Cristal" ganha documentário com depoimentos inéditos

Xuxa e a atriz Leina Krespi, que interpretou a mãe da Maria da Graça, no set de filmagem | Divulgação/Internet

Realizado de maneira totalmente independente, documentário aposta na criatividade e em depoimentos exclusivos dos profissionais que trabalharam em "Lua de Cristal"

Maior sucesso de Xuxa Meneghel e também do cinema nacional, "Lua de Cristal" completou 30 anos em junho. Pensando em uma maneira de celebrar e e fazer um resgate deste importante filme que o carioca Gabriel Silva, o paulista Rodrigo Nicodemo e o mineiro Diego Alexandre se juntaram para desenvolverem o projeto "Lua de Cristal 30 Anos", documentário que revisitará a história por trás da maior bilheteria do cinema brasileiro na década de 90 (mais de 4 milhões de espectadores) e que marcou toda uma geração.

Estrelado por Xuxa e Sergio Mallandro, "Lua de Cristal" teve assinatura de Tizuka Yamasaki, premiada diretora de "Gaijin - Caminhos da Liberdade" (1980), que acertou na condução de um roteiro mais realista com tons autobiográficos: a história de uma jovem que sai do interior para tentar a vida na cidade grande e realizar o sonho de virar cantora. O documentário comemorativo pretende traçar um panorama da obra através de entrevistas e um vasto material de arquivo.

Produzido de forma totalmente independente e sem fins lucrativos, os realizadores, que fazem parte da geração que cresceu assistindo às constantes exibições do filme na Sessão da Tarde, resolveram homenageá-lo tirando recursos do próprio bolso e, superando as limitações impostas pelo baixo orçamento, apostam na criatividade e na confiança nos depoimentos dos profissionais que trabalharam no longa-metragem.

Rodrigo Nicodemo, Gabriel Silva, Diler Trindade e Diego Alexandre com o cartaz original do filme | Divulgação

Cerca de 80% das filmagens já foram realizadas, inclusive com Tizuka Yamasaki, diretora do filme. Também já foram entrevistados o produtor Diler Trindade, a roteirista Yoya Wursch, o compositor Michael Sullivan, as atrizes Julia Lemmertz e Marilu Bueno, o cantor Avellar Love (do grupo João Penca e seus Miquinhos Amestrados), dentre outros. Até o humorista Paulo Vieira, fã declarado de Xuxa, foi tocado pela mensagem do filme na infância e teve seu depoimento registrado.

Mas, engana-se quem pensa que o documentário é direcionado apenas aos fãs saudosistas. Há espaço para reflexões acerca do turbulento período em que o longa foi lançado (extinção da Embrafilme durante o governo Collor) e discussões sobre a produção audiovisual para o público infanto-juvenil na atualidade. Críticos e pesquisadores debatem o preconceito com o cinema popular e comercial feito no Brasil através das críticas que o filme recebeu na época de seu lançamento.

"Lua de Cristal" foi produzido numa época em que registros de making of ainda não eram comuns no Brasil, o que torna a realização do documentário ainda mais importante. Através dele será resgatado um pedaço marcante da história do nosso cinema pelas palavras de quem fez e quem viu. "Lua de Cristal 30 Anos" segue em fase de produção e será disponibilizado ao público ainda esse ano. Enquanto isso, a produção vem abastecendo as redes sociais (Facebook e Instagram) do documentário com conteúdo exclusivo.