Cinema | [Especial!] Conversamos com o diretor de "The Flash", Andy Muschietti
Quadrinhos | A origem de Miles Morales nas HQs, por Jackie Cristina
Cinema | [Exclusivo!] Charlize Theron comenta sobre a franquia "Velozes e Furiosos"
Cinema | Warner Bros. inicia a pré-venda de ingressos para "The Flash"
Cinema | "Five Nights At Freddy's - O Pesadelo Sem Fim" ganha teaser inédito e arrepiante
HQ | Conheca "Brzrkr", que conta com participação de Keanu Reeves!

Lista | 5 clássicos do "Terror adolescente anos 1990" para ver em casa

 

Rostos conhecidos nas telas, cineastas e roteiristas reinventando um gênero, os anos 1990 foi talvez a melhor época do terror

Por Paulo Costa


Com um total de 5 filmes, sendo o mais novo recém chegado aos cinemas (veja o que achamos do filme), e os outros 4 disponíveis no Globo Play e também no Paramount+, "Pânico" sempre foi considerado o maior clássico do "terror anos 1990", e o grande percursor por revitalizar todo um gênero. Contudo, esta década também foi a responsável por uma avalanche deste estilo cinematográfico, muitos de suma relevância, outros nem tanto. Mas é incontestável que este período nos proporcionou muitos sustos, gritos, gargalhadas e horas de diversão.

Uma curiosidade é que o roteirista Kevin Williamson figurou nos créditos de alguns destes principais lançamentos. "Prova Final", "Eu Sei o que Vocês Fizeram no Passado" e "Pânico 2" levavam sua assinatura.

Entre os elencos sempre era possível encontrar rostos conhecidos aparecendo em outras produções. Neve Campbell e Skeet Ulrich, estrelas de "Pânico", podem ser vistos em "Jovens Bruxas". Enquanto Rebecca Gayheart, de "Lenda Urbana", aparecia em "Pânico 2", Sarah Michelle Gellar que também faz um ponta posteriormente viria a estrelar a série "Buffy, A Caça-Vampiros".

Pensando nisso, montamos uma lista com importantes títulos lançados a partir das segunda metade da década de 1990, para matar  saudades desta época ou então para descobrir o que a sétima arte reservou para os fãs do horror naquele período.


1. JOVENS BRUXAS, 1996
The Craft | 100 min. | Terror

Uma jovem se muda de São Francisco para Los Angeles para começar uma nova vida. Lá conhece três alunas do colégio onde estuda que se dedicam ao ocultismo e à magia (tanto que têm a fama de bruxas entre seus colegas). Quando as quatro fazem amizade e começam a praticar magia juntas, desencadeiam um poder que foge do controle, gerando trágicas consequências.

Longa teve um soft reboot, "Jovens Bruxas - Nova Irmandade", lançado em 2020.

Direção: Andrew Fleming
Roteiro:  Andrew Fleming
Elenco: Neve Campbell, Fairuza Balk, Robin Tunney, Rachel True, Skeet Ulrich
Onde assistir: Paramount+

2. UM LOBISOMEN AMERICANO EM PARIS, 1997
An American Werewolf In Paris | 105 min. | Terror

A filha de um lobisomem mora em Paris, onde sua mãe dela e o padrasto tentam curá-la da licantropia, que herdou geneticamente. Mas nem tudo corre como o planejado e ela tenta se suicidar saltando da Torre Eiffel, sendo salva por um americano que viaja através da Europa com dois amigos. Os dois se apaixonam, mas ele logo se envolve em uma sociedade secreta de lobisomens e uma droga que permite que os lobisomens se transformem, sem necessidade de lua cheia.

Direção: Anthony Waller
Roteiro:  John Landis, Anthony Waller
Elenco: Julie Delpy, Tom Everett Scott, Tom Novembre
Onde assistir: Looke


3. EU SEI O QUE VOCÊS FIZERAM NO VERÃO PASSADO, 1997
I know What You Did Last Summer | 100 min. | Terror

Em uma pequena cidade costeira, quatro adolescentes atropelam e supostamente matam um desconhecido. Com medo das consequências deste acidente, decidem se livrar do corpo e o jogam no mar. A vida de cada um dos quatro toma rumos diversos e um ano depois, eles se reencontram na mesma cidade e uma das jovens recebe um bilhete dizendo: "Eu sei o que vocês fizeram no verão passado". Deste momento em diante mortes acontecem, todas causadas por um gancho de pescador.

Longa teve sua sequência, "Eu Ainda Sei o que Você Fizeram no Verão Passado", lançada em 1998.

Direção: Jim Gillespie
Roteiro:  Kevin Williamson & Lois Duncan
Elenco: Jennifer Love Hewitt, Freddie Prinze Jr., Sarah Michelle Gellar, Ryan Phillippe, Anne Heche
Onde assistir: HBO Max



4. LENDA URBANA, 1998
Urban Legend | 100 min. | Terror

Série de crimes inspirados em assassinatos do passado assolam uma localidade. Quando Natalie investiga antigo crime, o assassinato de um aluno por professor psicopata, ela inadvertidamente entra na mira do maníaco homicida.

Direção: Jamie Blanks
Roteiro: Silvio Horta
Elenco: Rebecca Gayheart, Alicia Witt, Jared Leto, Joshua Jackson, Tara Reid, Michael Rosenbaum, Robert Englund 
Onde assistir: Netflix


5. PROVA FINAL, 1998
The Faculty | 100 min. | Terror, Sci-Fi

Repentinamente, em uma escola de uma pequena cidade no Ohio, os professores começam a agir estranhamente. Dois estudantes escondidos em um armário testemunham dois professores matando a enfermeira do colégio, mas logo a vítima aparece viva e eles logo concluem que algum alienígena está se apossando do corpos. Assim, o medo toma conta deles e de seus amigos, pois qualquer um pode ser dominado por este ser que ninguém sabe de onde veio, mas parece ter um objetivo definido: possuir todos os terrestres que surjam na sua frente.

Direção: Robert Rodriguez
RoteiroKevin Williamson
Elenco: Josh Hartnett, Elijah Wood, Clea DuVall, Jordana Brewster, Salma Hayek, Famke Janssen
Onde assistir: Google Play