Cinema | [Especial!] Conversamos com o diretor de "The Flash", Andy Muschietti
Quadrinhos | A origem de Miles Morales nas HQs, por Jackie Cristina
Cinema | [Exclusivo!] Charlize Theron comenta sobre a franquia "Velozes e Furiosos"
Cinema | Warner Bros. inicia a pré-venda de ingressos para "The Flash"
Cinema | "Five Nights At Freddy's - O Pesadelo Sem Fim" ganha teaser inédito e arrepiante
HQ | Conheca "Brzrkr", que conta com participação de Keanu Reeves!

Lista | O reality show em 9 filmes

 

Quando o reality show invade o cinema

Por Paulo Costa


Seja vigiando a vida alheia de famosos e anônimos, vibrando com candidatos soltando a voz em uma competição musical, um viciante e imprevisível jogo de respostas, ou então uma boa disputa de profissionais ou amadores na cozinha, os realitys sempre tiveram e terão seu público cativo. E não é de hoje que a temática se faz presente na sétima arte e entrega prduções que vão da comédia ao emocionante drama ganhador do Oscar "Quem Quer Ser Um Milionário?", que em 2009 arrematou 8 estatuetas, entre elas o de Melhor Filme, Melhor Diretor - Danny Boyle e também de Melhor Roteiro Adaptado (filme não está disponível nas plataformas de streaming)

Aproveitando a estreia de um dos maiores, se não o maior show da vida real, o Big Brother Brasil que chega a sua 22ª edição, preparamos uma lista pra lá de especial com 9 filmes que abordam o reality show como tema, e que com certeza merece a sua atenção.


1. O SHOW DE TRUMAN: O SHOW DA VIDA, 1998

The Truman Show | 103 min. | Comédia Dramática 

Truman Burbank é um pacato vendedor de seguros que leva um vida simples com sua esposa Meryl Burbank. Porém algumas coisas ao seu redor fazem com que ele passe a estranhar sua cidade, seus supostos amigos e até sua mulher. Após conhecer a misteriosa Lauren, ele fica intrigado e acaba descobrindo que toda sua vida foi monitorada por câmeras e transmitida em rede nacional.

Direção: Peter Weir
Roteiro: Andrew Niccol
Elenco: Jim Carrey, Laura Linney, Ed Harris, Natascha McElhone, Paul Giamatti
Onde assistir: HBO Max | Paramount+


2. EDTV, 1999
EDtv |  123 min. | Comédia

Preocupada com a vertiginosa queda nos índices de audiência de seu canal, produtora de de programas de TV cria fórmula revolucionária para manter a atenção dos expectadores: acompanhar durante 24 horas a vida de um cidadão comum. O candidato escolhido é Ed Pekurny, um jovem que, a princípio, curte seus 15 minutos de fama, até que eles começam a se estender por demasiado e tornar a vida de Ed uma tremenda chatice.

Direção: Ron Howard
Roteiro: Lowell Ganz & Babaloo Mandel
Elenco: Matthew McConaughey, Woody Harrelson, Ellen DeGeneres, Jenna Elfman, Martin Landau, Dennis Hopper
Onde assistir: Star+


3. É HORA DO SHOW, 2002
Showtime | 95 min. | Comédia, Ação, Policial

Mitch Preston é um detetive durão da polícia de Los Angeles que há meses investiga uma gangue de traficantes. Quando está prestes a prendê-los, Mitch tem seu trabalho atrapalhado por Trey Sellars, um policial espalhafatoso que é também um ator frustrado. Irritado com o ocorrido, Mitch acaba perdendo o controle e atira contra uma equipe de filmagem de TV, que chega ao local justamente para entrevistá-lo. Suspenso do trabalho pelo ocorrido, a atitude de Mitch o transforma em uma celebridade instantânea, atraindo a atenção de Chase Renzi, uma produtora de TV que deseja realizar um novo reality show, chamado "Showtime". Chase propõe que Mitch concorde em ser seguido por uma equipe de TV para realizar este reality show policial, proposta inicialmente recusada mas depois aceita, já que Mitch percebe que este é o meio mais rápido de voltar à sua atividade como policial. Entretanto, a fim de tornar mais palatável para o público o programa, Chase decide colocar ao lado do ranzinza Mitch o atrapalhado Trey Sellars, que vê no programa sua grande chance de enfim emplacar como ator.

Direção: Tom Dey
Roteiro: Alfred Gough & Miles Millar
Elenco: Robert De Niro, Eddie Murphy, Rene Russo, William Shatner, Pedro Damian
Onde assistir: HBO Max


4. CINEMA VERITÉ: A SAGA DE UMA FAMILIA AMERICANA, 2011
Cinema Verité | 90 min. | Drama

Em 1971, o cineasta Craig Gilbert entra em contato com Pat Loud, uma dona de casa, com o objetivo de mostrar ao público a realidade de uma família americana comum. Pat convence o marido, Bill Loud, a realizarem o programa. A família, que vive em Santa Bárbara, na Califórnia, tem seu cotidiano acompanhado por cinegrafistas. No entanto, diante das câmeras, em pouco tempo surgem problemas entre o casal.

Direção: Shari Springer Berman & Robert Pulcini
Roteiro: David Seltzer
Elenco: Diane Lane, Tim Robbins, James Gandolfini
Onde assistir: HBO Max


5. REALITY - A GRANDE ILUSÃO, 2012
Reality | 105 min. | Comédia Dramática

Luciano é o dono de uma peixaria que faz vários bicos para manter sua família. Um dia, sua família passeia em um shopping center e descobre que lá estão fazendo testes para o Grande Fratello, a versão italiana do programa de TV Big Brother. Chamado via celular, Luciano vai ao local fazer um teste. Os produtores gostam dele e o chamam para um segundo teste. Empolgado com a chance de enfim melhorar de vida, Luciano dá como certo que estará na próxima seleção do programa. Só que o tempo passa e, sem nenhum comunicado da emissora de TV, ele fica cada vez mais paranoico.

Direção: Matteo Garrone
Roteiro: Matteo Garrone, Massimo Gaudioso
Elenco: Aniello Arena, Nando Paone, Claudia Gerini
Onde assistir: Looke


6. O ÍDOLO, 2015
Ya Tayr El Tayer | 98 min. | Drama

Um jovem rapaz de Gaxa, Mohammad Assaf sonha um dia cantar na Cairo Opera House com sua irmã e sua melhor amiga, Nour. Um dia, Nour sofre um colapso e é levada ao hospital, onde descobrem que ela precisa de um transplante de rim, deixando Mohammad com o desejo de alcançar a fama como cantor. Escapando de Gaza para o Egito contra todos os obstáculos, Mohammad começa a jornada mais importante de sua vida.

Longa foi baseado na história real de Mohammad Assaf, vencedor do Arab Idol 2013.

Direção: Hany Abu-Assad
Roteiro: Hany Abu-Assad & Sameh Zoabi
Elenco: Tawfeek Barhom, Kais Attalah, Hiba Attalah, Nadine Labak, Ashraf Barhom
Onde assistir: Prime Video



7. NERVE - UM JOGO SEM REGRAS, 2016
Nerve | 96 min. | Suspense, Ação

A tímida Vee DeMarco é uma garota comum, prestes a sair do ensino médio e sonhando em ir para a faculdade. Após uma discussão com sua até então amiga Sydney, ela resolve provar que tem atitude e decide se inscrever no Nerve, um jogo online onde as pessoas precisam executar tarefas ordenadas pelos próprios participantes. O Nerve é dividido entre observadores e jogadores, sendo que os primeiros decidem as tarefas a serem realizadas e os demais as executam (ou não). Logo em seu primeiro desafio Vee conhece Ian, um jogador de passado obscuro. Juntos, eles logo caem nas graças dos observadores, que passam a enviar cada vez mais tarefas para o casal em potencial.

Direção: Ariel Schulman & Henry Joost
Roteiro: Jessica Sharzer
Elenco: Emma Roberts, Dave Franco, Emily Meade, Juliette Lewis
Onde assistir: Netflix | Prime Video | Star+



8. ESTA É A SUA MORTE - O SHOW, 2017
The Show |  103 min. | Suspense, Drama

Adam Rogers é um apresentador de TV que tem um novo e ousado programa, onde as pessoas são pagas para se matarem ao vivo. Tal iniciativa macabra gera muitos protestos mas também faz bastante sucesso, graças ao fascínio do público em acompanhar a degradação de outras pessoas.

Direção: Giancarlo Esposito
Roteiro: Noah Pink & Kenny Yakkel
Elenco: Josh Duhamel, Famke Janssen, Giancarlo Esposito, Sarah Wayne Callies
Onde assistir: Prime Video | Telecine Play



9. O REALITY SHOW, 2018
El Reality | 104 min. | Comédia

O filme conta a história de Camilo Mallarino, um jovem sem talento que deseja ser cantor. Para vencer um concurso musical, ele se passa por cego e pobre. Entretanto, com a fama batendo em sua porta, até quando ele conseguirá manter as aparências?

Direção: Rodrigo Triana
Roteiro:  Dago García
Elenco: Alejandro Gonzalez, Verónica Orozco, Jorge Enrique Abello
Onde assistir: Prime Video