Resenha | "Avatar: O Caminho da Agua - O medo de perder o que se ama", Por Victor Martins
"Nas Ondas da Fé" | Entrevista: Leticia Lima + Marcelo Adnet
Curiosidades | Whitney Houston e seu legado no cinema
Cinema | “Desapega!”, comédia com Gloria Pires e Maisa, ganha trailer e cartaz oficiais
Cinema | Comédia nacional, "Fervo", ganha trailer e pôster oficiais

News | "Mostra Horizonte - Cinema Nacional", clássicos do cinema com recursos de acessibilidade



Em sua primeira edição, Mostra vai celebrar o cinema brasileiro disponibilizando filmes com recursos de acessibilidade


Durante os dias 22 a 26 de agosto, acontece a "Mostra Horizonte - Cinema Nacional", evento 100% online e gratuito que apresentará dez clássicos do cinema nacional, a maioria pela primeira vez com recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência visual e auditiva.

A seleção dos filmes contará com sucessos do cinema como “O Auto da Compadecida” (2000), “Carandiru: o Filme” (2003), “Estômago” (2007), “O que é isso, Companheiro?” (1997), além de “Deus e o Diabo na Terra do Sol” (1964), “A Marvada Carne” (1985), “Pixote, A Lei do Mais Fraco” (1980), “Jeca Tatu” (1959), o terror “À Meia-Noite Levarei sua Alma” (1964) e a animação indicada ao Oscar® e vencedora de vários prêmios nacionais e internacionais “O Menino e o Mundo” (2013).

As exibições vão acontecer em dois horários através do site oficial da Mostra que será divulgado em breve. Todas as sessões serão totalmente gratuitas, sendo que o filme poderá ser visto por pessoas com e/ou sem deficiência juntas, graças aos recursos de acessibilidade.

O Brasil é o país que mais produz diversidade nos filmes e contém um longo e prestigiado percurso audiovisual até então pouco acessível às pessoas com deficiência visual e/ou auditiva. O objetivo dessa iniciativa é incluir esse público à história cinematográfica nacional. A "Mostra Horizonte - Cinema Nacional" conta com a curadoria do ator, escritor e dramaturgo e pessoa com deficiência visual Edgar Jacques, sendo uma realização ETC Filmes com apoio da HandTalk.

Em sua primeira edição, a Mostra vai prestigiar o cinema brasileiro e disponibilizando uma seleção de filmes com recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência visual ou cegas (Audiodescrição) e pessoas com deficiência auditiva e surdas (LIBRAS e Legendas Descritivas). Em breve, teremos outras edições prestigiando outros gêneros do cinema.