Cinema | [Especial!] Conversamos com o diretor de "The Flash", Andy Muschietti
Quadrinhos | A origem de Miles Morales nas HQs, por Jackie Cristina
Cinema | [Exclusivo!] Charlize Theron comenta sobre a franquia "Velozes e Furiosos"
Cinema | Warner Bros. inicia a pré-venda de ingressos para "The Flash"
Cinema | "Five Nights At Freddy's - O Pesadelo Sem Fim" ganha teaser inédito e arrepiante
HQ | Conheca "Brzrkr", que conta com participação de Keanu Reeves!

HQ | "SHAZAM!" e sua origem nos quadrinhos



Antes de Shazam havia Capitão Marvel, e alguns problemas de direitos autorais

Por Jackie Cristina


O longa "Shazam! - Fúria dos Deuses", dirigido por David F. Sandberg e estrelado por Zachary Levi, ao lado de Asher Angel, Jack Dylan Grazer, Adam Brody, Ross Butler, Meagan Good, Helen Mirren, Lucy Liu, D.J. Cotrona, Grace Caroline Currey, Rachel Zegler, entre outros, terá sua estreia nos cinemas brasileiros nesta semana, mais precisamente na quinta-feira, dia 16 de março. Em vista disso, resolvemos trazer curiosidades quanto ao surgimento do herói nos quadrinhos.

Começando pelo nome do personagem, uma vez que alguns podem pensar que esteja presente desde sua criação, entretanto, a alcunha Shazam só foi realmente aderida por volta de 2013, com a história "Shazam! Com Uma Palavra Mágica", de Geoff Johns e Gary Frank, o qual está disponível para compra no site oficial da Editora Panini Comics, assim como nas principais lojas de quadrinhos do Brasil. Mas então, qual foi o primeiro nome do herói? Por mais incrível que possa parecer, foi Capitão Marvel! Criado por C. C. Beck e Bill Parker, Billy Batson vulgo Capitão Marvel, teve sua primeira aparição nas páginas da revista Whiz Comics #2, lançada em meados de fevereiro de 1940, pela Fawcett Comics.

Divulgação


O que parecia ser o início de um grande sucesso para a editora Fawcett Comics, tornou-se uma derradeira disputa judicial, começada em 1941, pela National Allied Publications (que viria a ser conhecida anos depois por DC Comics), que a processou por quebra de direitos autorais, alegando que o seu personagem era uma cópia do Superman. Após anos de conflito, em 1953, as editoras chegaram em um acordo, que levaria Fawcett a encerrar e engavetar as aventuras de Billy Batson.

Bom, na metade dos anos 60, a então DC Comics desatou a comprar os direitos e licenças de inúmeros personagens de várias editoras, para assim incorporá-los em seu universo, sendo esse o caso do Capitão Marvel.

Divulgação


Dessa forma, em 1973, praticamente 20 anos depois de sua última aparição, o herói ressurgiu nos quadrinhos em "Shazam! - The Original Captain Marvel" (Shazam! - O Original Capitão Marvel), que contou com roteiros de Dennis O’Neil. O que parecia um novo começo, se tornou uma “nova dor de cabeça”, visto que na época, a Marvel Comics já havia apresentado e registrado os direitos autorais de Mar-Vell, vulgo Capitão Marvel, que foi criado por Stan Lee e Gene Colan. Com isso, a Marvel enviou uma notificação para que a DC Comics alterasse o subtítulo de sua obra, o que foi realizado, levando-a em sua décima quinta edição, ter o nome "Shazam! - The World’s Greatest Mortal" (Shazam! - O Mortal Mais Poderoso do Mundo).

E aí, o que acharam? Conta pra gente o que achou dessa matéria pra lá de especial e como estão as expectativas para a estreia de  "Shazam! - Fúria dos Deuses"