Cinema | [Especial!] Conversamos com o diretor de "The Flash", Andy Muschietti
Quadrinhos | A origem de Miles Morales nas HQs, por Jackie Cristina
Cinema | [Exclusivo!] Charlize Theron comenta sobre a franquia "Velozes e Furiosos"
Cinema | Warner Bros. inicia a pré-venda de ingressos para "The Flash"
Cinema | "Five Nights At Freddy's - O Pesadelo Sem Fim" ganha teaser inédito e arrepiante
HQ | Conheca "Brzrkr", que conta com participação de Keanu Reeves!

Play | Conheça as linhas temporais de "Halloween" e onde assistir!

 


Além de 3 linhas temporais, franquia conta com 1 remake e 1 filme solo

Por Paulo Costa


Está em cartaz nos cinemas nacionais "Halloween Kills: O Terror Continua", que funciona como um complemento do longa lançado em 2018, e também como uma sequência direta do clássico original de 1978. O longo que conta com a direção de David Gordon Green, conta ainda com o retorno de Jamie Lee Curtis como Laurie Strode, além de resgatar os sobreviventes de Michael Myers e trazer de volta astros que fizeram parte da obra origina, entre eles Kyle Richards como Lindsey e Anthony Michael Hall como Tommy.

A trama se passa na mesma noite em que o filme de 2018, logo após Laurie Strode (Jamie Lee Curtis) acreditar que enfim venceu Michael Myers. Minutos depois de deixar o assassino queimando, Laurie vai direto para o hospital com ferimentos graves de vida ou morte. Mas quando Michael consegue escapar da armadilha, sua vingança e desejo por um banho de sangue continua. Enquanto Laurie luta contra a dor em um hospital, desta vez serão os sobreviventes dos ataques de Michael Myers quarenta anos atrás, que mobilizarão toda a cidade de Haddonfield, em uma brutal caçada ao assassino, e fazer justiça com as próprias mãos.

Mas você sabia que "Halloween Kills: O Terror Continua" é apenas uma pequena parte da várias linhas temporais que esta aclamada franquia possui? Pensando nisso, de forma descomplicada, vamos te apresentar a cada uma delas, além do remake e da antologia, para que você possa assistir na ordem cronológica dos acontecimentos.


PRIMEIRA LINHA TEMPORAL: CRONOLOGIA ORIGINAL

Partindo do clássico original criado por John Carpenter e Debra Hill, a primeira cronologia inclui 5 filmes, além de ser a obra que lançou Jamie Lee Curtis ao estrelado. Os dois primeiros longas contam com a atuação de Curtis como Laurie Strode, a partir de "O Retorno de Michael Myers" a linha temporal passa a focar em Jamie Lloyd, sobrinha de Michael Myers, que possui uma ligação aterrorizante com seu tio.

"Halloween: A Noite do Terror", de 1978 - Netflix e Prime Video
"Halloween II: O Pesadelo Continua", de 1981 - Netflix e Prime Video
"Halloween 4: O Retorno de Michael Myers", de 1988 - Netflix 
"Halloween 5: A Vingança de Michael Myers", de 1989 - Prime Video
"Halloween 6: A Última Vingança", de 1995 - indisponível nas plataformas de streaming


SEGUNDA LINHA TEMPORAL: CRONOLOGIA 20 ANOS DEPOIS

Assim como a primeira linha temporal, esta cronologia parte dos dois primeiros longas e, deixando de lado a trama de Michael Myers com sua sobrinha Jamie Lloyd, onde no terceiro filme a seguir nesta ordem, "Halloween H20: 20 Anos Depois", temos o retorno de Jamie Lee Curtis como Laurie e, apesar de agora se chamar Keri Tate e trabalhar como diretora de uma escola, ela vive constantemente o medo de que seu psicótico irmão descubra seu paradeiro. Até que, passados 20 anos desde que tudo começou, ela reencontra Michael Myers, seu irmão psicopata, quando este está perseguindo seu filho. 
A principio Curtis viria a encerrar sua participação na franquia no filme seguinte "Halloween Ressurreição", onde aceitou fazer apenas uma participação, e a trama se inicia no embate final de Laurie e Michael, onde finalmente o assassino consegue matar sua irmã, e a partir dai o longa toma outros rumos.

"Halloween: A Noite do Terror", de 1978 - Netflix Prime Video
"Halloween II: O Pesadelo Continua", de 1981 - Netflix Prime Video
"Halloween H20: 20 Anos Depois", de 1998 - Oldflix
"Halloween Ressurreição", de 2002 - Oldflix


TERCEIRA LINHA TEMPORAL: CRONOLOGIA 40 ANOS DEPOIS

Passados 16 anos de sua ultima participação na saga, eis que é anunciado o inicio de uma nova cronologia, agora apresentada como "40 anos depois". Desconsiderando toda a franquia e as duas linhas anteriores, a nova fase mais uma vez parte do clássico de 1978, mas agora, quatro década depois de ter conseguido escapar do ataque de Michael Myers em uma noite de Halloween, Laurie Strode (Jamie Lee Curtis) terá que confrontar o assassino mascarado pela última vez. Ela foi perseguida pela memória de ter sua vida por um triz, mas dessa vez, quando Myers retorna para a cidade de Haddonfield, ela está preparada. Com ajuda de sua filha e neta (vale lembrar que na segunda linha temporal ela tinha um filho) elas bolam um plano diabólico para por fim de uma vez por todas ao seu irmão psicopata.

Com mais investimento, retorno de vários nomes da obra original envolvidos neste projeto que traz a assinatura de David Gordon Green, além de nomes consagrados como John Carpenter e Jason Blum entre os produtores, além da própria Jamie Lee Curtis, essa cronologia conta com "Halloween Kills", em cartaz nos cinemas, e deverá se encerrar no próximo ano em "Halloween Ends", que já tem seu roteiro finalizado e começará a ser rodado em janeiro de 2022. Em uma entrevista com o diretor, ele nos adiantou que "Então, no que diz respeito ao 'Halloween Ends', ele já foi escrito, está sendo produzido, está sendo preparado agora. E, sem dar spoilers, é a nossa maneira de pegar a loucura épica das mortes de 'Halloween' e trazê-la a um resultado mais íntimo."

"Halloween: A Noite das Bruxas", de 1978 - Netflix Prime Video
"Halloween", de 2018 - Now e para compra e locação digital em outras plataformas
"Halloween Kills: O Terror Continua", de 2021 - Em cartaz nos cinemas
"Halloween Ends", com estreia prevista para 2022 nos cinemas


REMAKE

Em 2007 a franquia ganhou um remake dividido em 2 partes que traz a assinatura de um dos famosos nomes conhecidos do gênero, Robie Zombie. Trazendo a sua marca registrada, os dois longas incluem muita brutalidade, sangue, vísceras e uma viagem louca de acida, ao explorar a mente de Michael Myers e uma forte ligação com sua mãe, sem deixar de lado também o embate com sua irmã Laurie, mas aqui interpretada por Scout Taylor-Compton.

"Halloween: O Início", de 2007 - Prime Video e Oldflix
"Halloween II", de 2009 - Prime Video


FILME SOLO

"Halloween III: A Noite das Bruxas", de 1982 - Prime Video

Neste solitário e perdido longa, que esta mais para uma história surgida da franquia "Brinquedo Assassino", um médico investiga as mortes violentas de pacientes em seu hospital e descobre o responsável pelas atrocidades: um maníaco, criador de máscaras de bruxas, decidido a espalhar o terror pelo país.

Agora que você já esta por dentro das cronologias e sabe onde assistir a cada um dos filmes, que tal maratonar esta franquia ícone do terror, e depois correr pro cinema e para assistir "Halloween Kills: O Terror Continua"? Afinal, nada mais propicio para este mês das bruxas, "Happy Halloween, Michael!"